Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até 31/8

Cientistas de todo o país e, em especial, da Universidade Federal de Lavras (UFLA): ainda há tempo de se inscreverem para a 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Até 31 de agosto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe trabalhos para concorrerem ao XXV Prêmio Jovem Cientista. Este ano, o prêmio tem como tema “Cidades Sustentáveis” e vai contemplar pesquisadores e estudantes que desenvolvam trabalhos voltados para a construção de ambientes sustentáveis, contribuindo para solucionar problemas típicos das cidades contemporâneas, como a gestão de resíduos, as construções em áreas de risco e o transporte público.
O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a GE, e tem como objetivos promover a reflexão, estimular a pesquisa e revelar talentos, além de investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Desde a sua criação em 1981, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e jovens pesquisadores de todas as regiões brasileiras.

Considerada pela comunidade científica uma das mais importantes iniciativas do gênero na América Latina, a premiação é entregue pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os ganhadores do Prêmio recebem bolsas de estudo do CNPq, nas diferentes modalidades (Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado), para sua formação acadêmica e como incentivo ao aprofundamento de suas pesquisas.  Além de bolsas, recebem uma premiação em dinheiro. Na categoria Estudante de Ensino Superior, os prêmios variam de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Para graduados, o prêmio vai de R$ 15 mil a R$ 30 mil. Os três primeiros lugares na categoria Estudante de Ensino Médio ganharão laptops. As instituições contempladas pelo Mérito Institucional receberão R$ 35 mil cada. A menção honrosa, por sua vez, levará o prêmio de R$ 20 mil.
Para ler o regulamento do Prêmio Jovem Cientista e conhecer todas as linhas de pesquisa que serão contempladas, visite a página http://www.jovemcientista.cnpq.br