Reitor da UFLA participa de audiência com ministro Fernando Haddad

Nessa quarta-feira (10), o reitor em exercício da UFLA, José Roberto Soares Scolforo, participou de audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e com o secretário de Educação Superior (SESU/MEC), Luiz Cláudio Costa, para tratar do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). A audiência teve a participação de outros reitores de instituições federais (IFEs).

O Ministro Fenando Haddad reiterou a decisão da presidente Dilma Rousseff de consolidar a política de interiorização do ensino superior praticada nos dois mandatos do ex-presidente Lula. A primeira medida será a criação de mais universidades, que ficarão localizadas nos Estados da Bahia (duas delas), Ceará e Pará. Também serão construídos novos campi em universidades já existentes nesses Estados e em outros quatro: Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Maranhão. A instalação de novos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia também faz parte dos planos da presidenta.

Assim como os demais reitores, o professor Scolforo elogiou a iniciativa de expansão do ensino para Estados onde existe a demanda, mas cobrou a concretização das promessas da primeira expansão, iniciada no governo Lula. Em sua avaliação, falta ainda ao Reuni algumas questões a serem equacionadas.

Uma dessas demandas diz respeito ao projeto de lei que cria novos cargos para professores e técnicos nas universidades. Segundo o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, o projeto ainda está sendo discutido e o número de vagas ainda permanece indefinido. “Precisamos enviá-lo ao Congresso Nacional antes do dia 31, quando começa a ser discutida a lei orçamentária de 2012”, afirmou.