Estudantes do Mestrado Profissional em Administração Pública participam de aula inaugural

Trinta estudantes selecionados para o mestrado profissional em Administração Pública se reuniram nessa segunda-feira (1º), na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para a aula inaugural do programa de pós-graduação. O mestrado profissional representa um marco para a Universidade, que assumiu o desafio de aproximar a geração de conhecimento às demandas prioritárias da sociedade.

De acordo com o coordenador do Programa e o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Mozar José de Brito, o nível dos candidatos surpreendeu positivamente a equipe de avaliação e criou uma expectativa quanto à troca de experiência e resultados desta primeira turma. Em seu pronunciamento, ressaltou que o mestrado profissional tem o mesmo nível e rigor do mestrado acadêmico e que a diversidade da turma será um fator positivo para enriquecer ainda mais as aulas e para a formação de grupos de estudos.

A professora Maria das Graças Paula, chefe do Departamento de Administração e Economia (DAE), deu as boas vindas aos estudantes, destacando a trajetória e a pluralidade do Departamento e sua contribuição para a Universidade. “Como todo começo, o mestrado profissional vai exigir muito empenho dos estudantes e professores, que estão sendo recebidos com muita atenção por todos os setores da Universidade”, destacou.

Na avaliação do pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor João Almir de Oliveira, este programa, em especial, trará efeitos positivos na gestão da própria Universidade, pelo fato de terem sido selecionados 12 servidores para esta formação. “Eu enxergo esta modalidade com foco diferenciado da formação acadêmica. Vejo como uma oportunidade ímpar para o aprimoramento das atividades de gestão, servindo ainda como modelo para formação de novos cursos e turmas”, enfatizou.

A duração do curso de Mestrado Profissional será de, no mínimo, 12 meses e, no máximo, 24 meses, sendo admitida a prorrogação por mais seis meses. O estudante terá que cumprir 24 créditos, contando com uma grade de disciplinas criadas especificamente para a área, porém, o estudante também poderá optar por disciplinas do programa de mestrado acadêmico, desde que tenha aprovação do orientador e tenha compatibilidade com a área para a qual está sendo formado.