CRIA Lavras será destaque em reportagem especial da Rede Minas

Por apresentar resultados expressivos em competições nacionais e internacionais; revelar talentos com habilidades olímpicas para representar o atletismo nacional e, acima de tudo, resgatar jovens carentes inserindo-os no esporte, o Projeto CRIA Lavras será destaque na programação da RedeMinas, em uma reportagem especial no programa Planeta Minas. As exibições vão acontecer no dia 1º de agosto, às 22h; com reapresentação no dia 2 de agosto, às 13h, e 6 de agosto, às 20h.

Segundo o professor do curso de Educação Física da UFLA e coordenador do Projeto, Fernando Roberto de Oliveira, o CRIA Lavras foi escolhido para a reportagem, principalmente, pelos notáveis resultados apresentados pela equipe e pelo fato do projeto estar inserido em uma universidade federal. “Seguramente posso afirmar que a UFLA é a única universidade federal do país a abrigar um projeto desta magnitude. Somos o único projeto com a concepção de inserir as crianças na universidade”, disse.

O PROJETO – O Projeto teve inicio em 2008, como escola de esportes, participando apenas de competições não oficiais. Em junho de 2010, foi criada a Equipe CRIA Lavras, contando hoje com 60 atletas, de 12 a 18 anos, que participam de competições oficiais nas categorias Mirim, Menores e Juvenil.

Em pouco mais de um ano a equipe já coleciona nove medalhas em campeonatos brasileiros e uma no campeonato sul-americano. Foram 415 pódios conquistados somente em 2010; sete de seus atletas são integrantes do Programa Bolsa-Atleta, financiado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude; e 17 atletas estão no ranking de melhores do país em suas categorias. A base do projeto é o atletismo, mas as crianças também têm aulas de esportes coletivos, ministradas por uma professora de educação física cedida pela Prefeitura Municipal de Lavras; Kung Fu; e jogos esportivos.

Hoje, 110 crianças treinam no campo da UFLA, diariamente e, mais 350, têm aulas com estudantes do curso de Educação Física em escolas públicas da cidade. Somam-se ainda a este número 45 crianças de Oliveira; 40 de Machado – escolhidas numa peneira com 580 candidatos; e 30 de Itajubá. No ano de 2010, 1.200 crianças foram envolvidas no projeto.

Ainda em 2010, a UFLA envolveu 70 universitários no projeto, sendo oito deles bolsistas. A Universidade ainda se responsabiliza pelo Seguro-Atleta de todos os jovens e pelas viagens de competição.

REFORÇO ESCOLAR – Para frequentar o projeto, as crianças precisam ter boas notas na escola. Para isso, além das aulas de esporte, os atletas têm aulas de reforço escolar com estudantes da UFLA. “Já diminuímos em mais de 50% a reprovação escolar”, afirmou professor Fernando que, orgulhoso, acrescenta que a satisfação dos pais e mães com os resultados obtidos é cada vez maior. “Freqüentemente recebemos relatos de pais e mães quanto à mudança positiva de comportamento dos jovens. Prova disso é que há quatro anos as crianças treinam todos os dias, mesmo nas férias escolares”, completou.

O Projeto CRIA Lavras é uma parceria entre a Associação Acadêmica de Esportes/Liga de Esportes da Universidade Federal de Lavras (AAE/LEUFLA), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFLA); Prefeitura Municipal de Lavras e Secretaria de Estado de Esportes e Juventude.