Estudantes da UFLA participam de Conferência Municipal de Saúde

A V Conferência Municipal de Saúde, realizada no último fim de semana (2 e 3), teve a participação de 43 estudantes dos cursos de Nutrição e Veterinária da UFLA. Realizado na Escola Municipal Padre Dehon, o evento teve como tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social-Política Pública, patrimônio do povo brasileiro”. A participação dos estudantes serviu como extensão da disciplina de Epidemiologia e Saúde Pública, orientada pela professora Stela Márcia Pereira, do Departamento de Medicina Veterinária (DMV).

De acordo com a professora Stela, dentro dos princípios de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) há a prerrogativa da participação popular, que envolve não apenas usuários e gestores do programa, como também a população acadêmica, preocupada com o estudo da saúde pública. “A importância da participação dos estudantes da UFLA nesta conferência complementa esta participação popular. Juntamente com os usuários e gestores, estamos contribuindo com novas propostas para o avanço do SUS”.

Um dos destaques da Conferência foi a palestra “Gestão da força de trabalho no SUS”, ministrada pelo representante do conselho estadual de saúde, Paulo Venâncio. A programação também contou com uma mesa redonda que debateu as propostas apresentadas e com a eleição dos delegados usuários que participarão da 7ª Conferência Estadual de Saúde, programada para o mês de agosto. Além dos alunos da UFLA, estiveram presentes profissionais da saúde, trabalhadores, representantes de usuários e gestores públicos.

Incubadora de Empresas da UFLA é destaque no jornal da EPTV

O jornal regional da EPTV, dessa terça-feira (5), exibiu a reportagem que destaca as tecnologias inovadoras para o café em processo de desenvolvimento na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec – UFLA).

Na reportagem, o coordenador da Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves, enfatizou a estrutura de apoio oferecida às empresas durante o processo de incubação. “É uma forma de lapidar os processos que não estejam 100% efetivos”, considera.

Entre os projetos citados, está o composto indutor de resistência a doenças de plantas a partir de resíduos da cultura do café, da empresa Agrofitness Tecnologia Agrícola, que inova no desenvolvimento do Fitoforce, tendo como empreendedores o professor da UFLA, Mário Lúcio Vilela de Resende, e o engenheiro agrônomo Clayton Grillo Pinto.

Também foi destacado o Olho Digital do Café, da empresa T-BIT Tecnologia e Sistemas, coordenado pelo empreendedor Igor Chalfoun e pelo professor da UFLA, Joel Yutaka Sugano. Na reportagem, a tecnologia é apresentada como promissora para o setor cafeeiro, podendo alterar até mesmo o padrão de classificação física do café, ou seja, o sistema manual atualmente utilizado.

Veja a reportagem.

[youtube]3UcpEEwyN-k[/youtube]