Reitor da UFLA participa do lançamento do Fórum do Café e Concurso de Qualidade Cafés de Minas

Nesta terça-feira (5), no Palácio Tiradentes, sede do governo de Minas, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou do lançamento do Fórum da Cadeia Produtiva do Café e do VIII Concurso de Qualidade Cafés de Minas. O evento contou com a presença do governador Antônio Anastasia, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Nascimento, e outras autoridades de órgãos do governo e entidades representativas do setor.

O fórum do café terá caráter permanente e está sendo instituído sob o comando direto do governador Antonio Anastasia, com o objetivo de ser um canal de discussão, avaliação e proposição de ações para o fortalecimento do setor. A ideia é estreitar o relacionamento entre os vários segmentos da cadeia produtiva do café, como suporte para políticas público-privadas.

O governador destacou a importância do café na economia mineira, citando o momento positivo da produção cafeeira e agrícola do Estado. Em suas palavras, “Cabe ao poder público criar os mecanismos de estímulo, fomento, financiamento, certificação e de todos os quesitos necessários para que a produção ocorra bem”, ressaltou. Ele explicou que o Fórum deverá ser o espaço de comunicação direta entre o governo e representações do setor, para que sejam apontados gargalos e desafios que serão transformados em um amplo programa permanente de política cafeeira em Minas.

Na oportunidade, foi assinado o protocolo de intenções para a realização da 8ª edição do Concurso de Qualidade Cafés de Minas, pelos representantes da Emater, UFLA, Seapa e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –– Câmpus Machado.

De acordo com o reitor da UFLA, Antônio Nazareno, a Universidade é parceira na realização do concurso estadual de café desde sua criação, reforçando a importância de incentivar a produção de café de qualidade nas quatro principais regiões produtoras do Estado. O reitor destacou também o diferencial do concurso de Minas, que é o de oferecer a oportunidade de participação a todos os cafeicultores, independente do tamanho da propriedade, além da possibilidade de valorizar o café produzido em todo o Estado.

Também participaram da cerimônia o professor de cafeicultura da UFLA, Rubens José Guimarães, o gerente executivo do Polo de Excelência do Café (sediado na UFLA), Edinaldo Abrahão e o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café) e professor da UFLA, Mário Lúcio Vilela de Resende.

Após a solenidade, o governador degustou produtos à base de café oferecidos por produtores e pela Emater de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, além dos cafés premiados no VII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.