UFLA lança programas de apoio aos setores técnicos administrativos e ao primeiro projeto de professores

A Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) torna pública a abertura de dois editais específicos para o Programa de Apoio aos Setores Técnicos Administrativos (PAST) e para o Programa de Apoio ao Primeiro Projeto para Professores (PAPP).  Os recursos que subsidiarão os programas são do Ministério da Educação (MEC), por meio de projeto apresentado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), no início de 2011, e negociado pela Reitoria.

A data limite para entrega e envio das propostas na PROPLAG é 13 de julho, até as 18 horas. O resultado será divulgado dia 21 de julho, no Portal da UFLA.

Os Programas vêm complementar os projetos Estruturantes e de Meio Ambiente, em desenvolvimento na Universidade. Desde 2008, a Proplag estrutura um plano para apoiar tanto os servidores técnico-administrativos, quanto os professores, como forma de aumentar a eficiência no desenvolvimento de suas atividades e em benefício dos setores aos quais estão vinculados.

Com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foram criados novos cursos de graduação e foi ampliado o número de vagas para os cursos já existentes, porém, os recursos foram prioritariamente destinados à contratação de professores e técnicos-administrativos. Com a estruturação do Reuni e para que a expansão seja acompanhada da qualidade no que tange ao Ensino, Pesquisa e Extensão, pelos quais a Universidade se tornou referência, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e o vice-reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, buscaram recursos junto ao Governo Federal para a viabilidade dos Programas PAST e PAPP.

Programa de Apoio aos Setores Técnicos Administrativos

Objetiva apoiar a execução de projetos administrativos e/ou técnicos que visam à aquisição de equipamentos e/ou materiais permanentes essenciais para a equipe proponente desenvolver melhorias nos processos de trabalho, buscando o desenvolvimento do setor e melhorias no atendimento a toda comunidade. O coordenador do projeto deverá ser obrigatoriamente um servidor técnico-administrativo do quadro permanente da UFLA

Programa de Apoio ao Primeiro Projeto para Professores (PAPP)

Objetiva apoiar a execução de projetos que tenham impacto no ensino de graduação, com interface na pesquisa científica, tecnológica, ou de inovação, ou na extensão, realizados por docentes da UFLA. Esta iniciativa visa dar suporte para a compra de equipamentos essenciais para o desenvolvimento de projetos voltados para avanços qualitativos na graduação, preferencialmente, com propostas pedagógicas inovadoras e, de forma complementar, estabelecer interface com a pesquisa e/ou extensão. O proponente deverá ter sido contratado como professor do quadro permanente da UFLA a partir de 01/01/2000.

UFLA realiza eleição para representantes discentes nos Conselhos Superiores

Será realizada nesta terça-feira (28), na Cantina Central da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 8h às 21h, a eleição para os representantes dos estudantes de graduação nos Conselhos Superiores: Universitário (Cuni); de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e de Curadores. Os candidatos deverão inscrever-se até às 16 horas de hoje, dia 27, na Secretaria dos Conselhos (Gabinete da Reitoria).

Para o Cuni serão eleitos três representantes; para o Cepe, dois; e para o Conselho de Curadores, um representante, para o mandato de um ano. Para cada membro representante, serão eleitos suplentes. Todos os candidatos devem estar cursando a graduação na Universidade.

Cada eleitor terá direito a apenas um voto, exercido pessoalmente, em apenas um nome para cada cargo a ser eleito. O voto é secreto e não serão admitidos votos por procuração ou cumulativos. A apuração será realizada na mesma sessão e o resultado será afixado imediatamente em lugar público e visível.

UFLA terá Posto Policial e Central de Videossegurança em parceria com a PM

Posto Policial - parceria UFLA e PMMG

Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, às 11h, serão inaugurados o Posto Policial Comunitário e a Central de Videossegurança da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A iniciativa é da UFLA e da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A expectativa é que a instalação do Posto Comunitário fixo no Campus aumente a segurança da comunidade acadêmica, que hoje já ultrapassa 12 mil pessoas.

Estarão presentes à inauguração o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; o comandante da 6ª Região da PMMG, Cel. Wilson Gomes da Silva Junior; e o comandante do 8 Batalhão da PMMG, Ten. Cel. Luis Rogério de Assis.

PARCERIAA UFLA mantém parceria com a PMMG desde a década de 80. Em 1998, foi assinado o primeiro Tratado de Cooperação Mútua entre a 6ª Região de Polícia Militar e a UFLA, que permitiu o patrulhamento militar no Câmpus, aumentando a segurança da comunidade acadêmica. O mesmo tratado também permitiu a realização de estágios acadêmicos, nas dependências da Guarnição Policial Militar de Lavras, por parte de docentes e discentes da UFLA.

A partir desta parceria, outros grandes projetos foram desenvolvidos, com destaque para a criação do Portal Corporativo da 6ª Região, implantação da Universidade Corporativa de Segurança Pública, assistência ao canil e cavalaria do 8º Batalhão e, recentemente, a criação e implantação do programa Centro Regional de Iniciação Esportiva Curumim (CRIE CURUMIM), que atende a mais de 200 crianças carentes do município.