Atletas do CRIA Lavras são convocados para Seleção Mineira de Atletismo

Os medalhistas do Minas Olímpica CRIA Lavras

O Projeto Minas Olímpica CRIA Lavras já é reconhecido mundialmente pelo potencial na revelação de novos talentos para o atletismo, mas nunca se acomoda. Seis de seus atletas acabam de ser convocados para integrar a Seleção Mineira de Atletismo, categoria Menores, que disputará o Campeonato Brasileiro CAIXA de Atletismo, nos dias 18 e 19 de junho, em São Paulo. Neste campeonato, os atletas tentarão obter índices para participação no Campeonato Mundial, a ser disputado no fim de julho.

O Projeto Minas Olímpica CRIA Lavras é uma parceria entre Liga de Esportes da Universidade Federal de Lavras (LEUFLA), Prefeitura Municipal de Lavras e Secretaria de Estado de Esportes e Juventude. O professor do curso de Educação Física da UFLA e coordenador do Projeto, Fernando Roberto de Oliveira, é um dos treinadores da equipe.

Ana Flora Gonçalves de Paula, 16 anos. Compete nas provas de 100 e 200 metros. Está no Projeto há dois anos e também foi convocada para a Seleção Mineira de Atletismo, categoria Menores.

Os resultados da equipe do Projeto foram expressivos nas últimas competições. No Campeonato Estadual CAIXA de Atletismo, categoria Menores (16-17 anos), em Juiz de Fora, os atletas lavrenses conquistaram 32 medalhas (16 de ouro, 9 de prata e 7 de bronze), com cinco recordes estaduais, sendo considerada a equipe com o maior número de vitórias.

Destaque para a equipe feminina, com dez medalhas de ouro, e um grande salto da atleta Jenifer Nicole Norberto, de 15 anos, que passou a ocupar a terceira posição no ranking nacional de 2011. A atleta, que oficialmente integra a equipe Mirim, pode competir graças a uma Norma recente instaurada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), que permitiu que atletas de 15 anos também participassem da competição. Este fato abrilhanta ainda mais a atuação da atleta, que conquistou o excelente resultado uma categoria acima da sua.

Na segunda competição, Circuito Estadual CAIXA de Atletismo Pré-Mirim e Mirim, a equipe foi a campeã da Etapa Regional, disputada em Pouso Alegre. Os jovens atletas conquistaram 39 medalhas (18 de ouro, 12 de prata e 9 de bronze) e, como sempre tem ocorrido nos últimos dois anos, novos talentos surgiram e outros se confirmaram. Nesta etapa, os destaques foram os atletas Fábio Batista Souza, campeão dos 60 metros rasos, e Kathelyn Nayara Vieira Norberto que, com a marca de 1,43m no salto em altura, tornou-se a melhor saltadora do país na sua idade.  Kathelyn também venceu a prova dos 60metros com barreiras.

Seleção Mineira de Atletismo

Um dos atletas convocados para a seleção mineira, Althieres Aparecido dos Santos, 17 anos, que faz parte do Projeto há quatro anos, está feliz com a convocação e com as mudanças que o esporte promoveu em sua vida.

Althieres Aparecido dos Santos, 17 anos, convocado para a Seleção Mineira, compete na prova de Octatlo.

“O Projeto e o esporte mudaram minha vida”, revela o jovem que pretende seguir a carreira no atletismo e cursar Educação Física na UFLA. No site da Federação Mineira de Atletismo, Althieres é apresentado como “uma grande promessa do atletismo mineiro e brasileiro, com todas as possibilidades de chegar às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”.

Althieres é especialista na prova de octatlo e, apesar da pouca idade, já coleciona inúmeros títulos. Foi campeão mineiro nos 600 metros pela primeira vez em 2008, e terceiro lugar nos 250 metros. Em 2009, foi campeão mineiro de octatlo e nos 110 metros com barreiras. Em 2010, participou do primeiro Campeonato Brasileiro, e foi vice-campeão de octatlo. Este ano, já conquistou o título de campeão de octatlo na Copa Brasil de Combinadas e agora espera bons resultados no Campeonato Brasileiro e o índice para o Mundial.

Algumas fotos