Expocafé 2011 recebe cerca de 7 mil visitantes no primeiro dia de exposição

A 14ª edição da Expocafé foi aberta ao público nesta quarta-feira (15) e reafirmou a força da cafeicultura mineira com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho; do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento (Cafeicultor no Cerrado); secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro (Cafeicultor nas Matas de Minas) e secretário de Estado de Transportes e Obras,Carlos Melles (Cafeicultor no Sul de Minas). Em seu primeiro dia de exposição, cerca de sete mil pessoas visitaram a maior feira de cafeicultura do mundo.

A Expocafé foi idealizada e coordenada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) durante 12 anos, com o objetivo de ampliar o debate sobre os desafios do setor para exposição de máquinas e produtos inovadores, com o foco na difusão de estudos sobre mecanização da lavoura cafeeira.

Pelo segundo ano consecutivo, a Expocafé é coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Pontas e o apoio de instituições parceiras que compõem o Conselho Deliberativo, entre elas a UFLA. Na cerimônia de abertura, a Universidade estava representada pelo pró-reitor de Pesquisa, Luis David Solis Murgas.

São mais de 130 expositores, 21 estações na dinâmica de campo, espaço de treinamento para operadores de máquinas, artesanato e um diversificado roteiro para agradar a todos os visitantes. A Expocafé representa um ponto de encontro para diferentes profissionais, de diferentes regiões produtoras, segmentos e visões, trocarem experiências sobre o contexto e o futuro da cafeicultura.

“Reafirmamos a busca de parceria entre os órgãos de governo e as diversas instituições e entidades que representam o setor, voltadas para o desenvolvimento de ações conjuntas para o aprimoramento da produção e agregação de valor ao nosso produto. A integração entre pesquisa, empresas e governo é de fundamental importância para a economia de Minas, líder em produção de café.” Vice-governador, Alberto Pinto Coelho

“O governo de Minas está muito empenhado em cada vez mais estruturar a cafeicultura como atividade econômica estratégica para o Estado, com políticas públicas que favoreçam a qualidade de vida do cafeicultor. A Expocafé demonstra nossa força para o país e para o mundo, como maiores produtores de café, com foco crescente na qualidade.” Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento

“A Expocafé é um momento importante para debater os rumos do agronegócio café e demonstra a capacidade do pesquisador e de toda a equipe, do auxiliar de campo aos escritórios. É resultado da agregação de conhecimentos e competências de diversas pessoas”. Presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira

A Expocafé 2011 estará aberta para visitação até sexta-feira (17), de 8 às 18 horas. Informações e programação:http://www.expocafe.com.br