UFLA lança campanha de educação ambiental e reciclagem de lixo

Canecas, sacola ecológica e sacola de lixo para carro

A Semana do Meio Ambiente na Universidade Federal de Lavras será marcada pelo lançamento do projeto “UFLA Recicla”, que visa a incentivar a troca dos copos descartáveis por uma caneca, que será distribuída para toda a comunidade acadêmica, no início do mês de agosto. Essas canecas farão parte de um kit, com sacolas ecológicas e sacolas de lixo para carros,  que serão distribuídos a estudantes, professores, técnicos administrativos e funcionários terceirizados.

“Essa campanha compõe um dos pilares do programa ambiental da Instituição”, afirmou o reitor da UFLA em exercício, professor José Roberto Soares Scolforo, um dos idealizadores do projeto. Ele destaca ainda que a campanha visa a contribuir para a melhoria do processo de gestão do lixo e resíduos sólidos gerados na Instituição, assim como despertar na comunidade universitária maior interesse e conscientização.

O Plano Ambiental da UFLA, contempla ainda a prevenção e controle de incêndios, melhorias no sistema de energia elétrica, revegetação de áreas de proteção ambiental, com mais de 50 mil mudas de espécies nativas, tratamento de esgoto, aproveitamento de águas pluviais e destinação adequada de resíduos de laboratórios. Também foram instaladas na UFLA 50 lixeiras para coleta seletiva, além de outras cinco destinadas à coleta de baterias.

Participação

O estudante Marcos Vinícius, membro do centro Acadêmico de Engenharia Ambiental, comentou a participação do público na campanha. “Os estudantes estão aprovando a campanha e demonstrando interesse em ajudar na diminuição da produção de resíduos no Câmpus”, disse.

“Eu já sou adepto da garrafa de plástico  em vez de copo descartável, mas, ainda assim, vou aderir à campanha da caneca. Acho que é hora de nós, universitários, tomarmos parte na preservação do Planeta”, comentou o estudante do Curso de Biologia, Mateus Pereira, que visitou a exposição de copos descartáveis utilizados no Restaurante Universitário (RU) e afirmou ter ficado chocado com o volume de resíduos gerados em apenas uma semana.

O Projeto conta com a participação das Pró-Reitorias de Planejamento e Gestão (Proplag), de Extensão e Cultura (Proec), de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Prefeitura do Câmpus, Diretório Central Acadêmico (DCE), Associação dos Pós-Graduandos (APG), estudantes dos Programas de Educação Tutoriais (PET’s) dos cursos de Administração, Engenharia Ambiental, e Engenharia Agrícola da UFLA, Associação dos Docentes da UFLA (Adufla), Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das instituições Federais de Ensino de Lavras (Sind-UFLA), além dos servidores terceirizados de serviços gerais, em especial os de limpeza. Também faz parte do projeto a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar), que realiza a coleta do lixo reciclável na UFLA duas vezes por semana.