UFLA forma primeira turma de graduação a distância

Nesse sábado (4), foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a colação de grau da primeira turma de graduação em Administração, modalidade a distância. Foram 252 formandos do curso-piloto, que teve início em 2006, como parte de um projeto do Banco do Brasil para a qualificação de seus profissionais, além de oferta do mesmo número de vagas para demanda da comunidade. A cerimônia reuniu os formandos dos quatro polos de apoio presencial: Lavras, Belo Horizonte, Campos Gerais e Turmalina.

Durante a cerimônia, o êxito do curso a distância foi ressaltado como um marco para a Universidade, cujo aprendizado serviu para a criação de outros cinco cursos: Administração Pública, Física, Filosofia, Letras (Licenciatura Inglês e Português) e Pedagogia.

O reitor em exercício, professor José Roberto Soares Scolforo, presidiu a cerimônia de Colação de Grau e, em seu discurso, enalteceu o sucesso do curso. “A primeira turma de graduação a distancia representa um marco para a UFLA, já que a média geral dos estudantes superou a média do curso presencial no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enad)”, comentou, reforçando que esse desempenho denota o comprometimento dos estudantes, dos professores e de toda a equipe.

Para o coordenador do Curso e paraninfo dos formandos, professor Luiz Marcelo Antonialli, a experiência serviu de aprendizado ao Departamento de Administração e Economia (DAE), em uma nova modalidade de ensino, que exigiu a adaptação de conteúdos e treinamentos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ele destacou a perseverança da primeira turma de graduação a distância. “São alunos maduros e disciplinados que passaram por um exercício de determinação para conciliar estudo, trabalho e família. São vitoriosos e fizeram por merecer esta conquista”, valorizou.

Antonialli salientou que o AVA e o modelo de ensino adotado no curso a distância resultaram em regras mais rígidas para a conclusão do curso. Prova disso é que apenas 52% dos inscritos no curso conseguiram se formar. Sobre o desempenho dos estudantes no Enad, Antonialli reforça que o resultado contribui para reduzir o preconceito a modalidade.

O certificado de mérito acadêmico e a medalha da UFLA foram concedidos à formanda Paula Moro de Miranda Villani, pelo desempenho durante o curso.

Homenagens

Polo de Belo Horizonte: Cléber Carvalho de Castro (professor), Artur Mário Júnior (tutor) e Simone Souza (funcionária).

Polo Campos Gerais: Daniel Carvalho de Resende (professor), Lélis Pedro de Andrade (tutor) e Alessandra Oliveira Silva (funcionária).

Polo de Lavras: Cristina Lélis Leal Calegário (professora), Anna Carolina Salgado Jardim (tutora) e Mary Christie de Jesus (funcionária).

Polo de Turmalina: Elias Rodrigues de Oliveira (professor), Ana Carolina Santana (tutora) e Paulo Henrique Gonçalves dos Santos (funcionários).