UFLA apoia realização da Semana do Meio Ambiente

Por Cibele Aguiar

De 6 a 12 de junho será realizada em Lavras a Semana do Meio Ambiente, com o tema “Florestas: a natureza a seu serviço”. O evento, que tem apoio da UFLA e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), terá diversas atividades: palestras,  exposições e blitz educativas comandadas pela Polícia Militar. As atividades serão realizadas em vários pontos da cidade.

Para a bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Acamar, Teresinha de Souza, o objetivo principal da Semana do Meio Ambiente é sensibilizar a população para as questões ambientais que afligem o planeta. “Precisamos envolver a população. Sensibilizá-la. Nós apontamos os problemas que nos cercam e ao mesmo tempo sugerimos as soluções. Este evento tem caráter extremamente educativo”, explicou.

A expectativa é que o evento mobilize centenas de pessoas na cidade, com média de 200 participantes por palestra, além de ampla participação em eventos ao ar livre. Segundo Sérgio Nascimento, membro da coordenação de Meio Ambiente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da UFLA, o ideal é que não  haja apenas “uma”Semana do Meio Ambiente. “Todo mundo deveria pensar em Meio Ambiente todos os dias e agir sempre de acordo com as premissas necessárias para mantermos um planeta saudável”, comentou.

CAMPANHA: “Troque o copo descartável por uma caneca” – Ainda de acordo com Sérgio, especificamente na UFLA,a Semana do Meio Ambiente terá o lançamento da Campanha “Troque o copo descartável por uma caneca”, voltada para a comunidade acadêmica. O conceito da campanha é que todos os alunos passem a usar canecas individuais em vez de copo descartável, o que diminuiria significativamente a produção de resíduos no Câmpus. “Quanto mais gente “comprar” a ideia desde agora, melhor para nós e para o planeta”, ressaltou Sérgio, acrescentando que, entre os dias 6 e 9 de junho, será realizada uma “exposição ambiental” com todo o resíduo gerado pelo uso excessivo de copos descartáveis no Restaurante Universitário (RU), na Cantina Central da UFLA.