Simpósio na UFLA marca 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Genética

Por Cibele Aguiar

Nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), o Núcleo de Estudos em Genética (GEN/UFLA) realizou a 15ª edição do Simpósio Nacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas, tendo como tema a “Contribuição da Genética para a Sociedade”. O evento, realizado no anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia), celebra os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas na UFLA.

Com conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), este foi o primeiro Programa de Pós-Graduação do Departamento de Biologia (atualmente são quatro Programas), tendo como diferencial a articulação com professores de diferentes departamentos e áreas do conhecimento. Nessa trajetória, já foram qualificados 241 mestres e 92 doutores.

O Simpósio teve como foco de discussão a formação profissional e o trabalho realizado pelospós-graduandos atuantes em instituições/empresas públicas e privadas, com o testemunho dos profissionais sobre a forma como a pós-graduação contribuiu para o exercício da atividade. Na avaliação do chefe do Departamento de Biologia, César Augusto Brasil Pereira Pinto, “completar 25 anos é de fato um grande desafio e uma responsabilidade para manter o alto conceito do programa”.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, destacou o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas como uma referência para a Instituição, tanto no que se refere à qualidade dos estudos realizados quanto à interdisciplinaridade de seus componentes. “O destaque que a UFLA conquistou no país se deve a exemplos de sucesso como o Programa de Genética, que é um orgulho para todos nós”, comentou.

Um dos criadores do Programa, o professor Magno Antônio Patto Ramalho (pró-reitor de Extensão e Cultura), orgulha-se de participar da história de sucesso de um dos programas que é referência na área, com efetivas contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico da agricultura nas últimas décadas. “Não há nada mais gratificante do que encontrar ex-alunos do Programa atuando em diversas instituições em todo o país e até no exterior”, enfatiza.

O presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), professor Messias Gonzaga Pereira, um dos palestrantes, reforçou a contribuição da genética e  do melhoramento para a sociedade. Em sua visão, os melhoristas são responsáveis por desenvolver o conjunto de cultivares de diferentes espécies, que reflete no crescimento e fortalecimento do agronegócio brasileiro. O professor destacou ainda que o Programa de Pós-Graduaçãoforma profissionais qualificados para atuação em todo o país. “Pelo menos 50% do incremento da agricultura podem ser creditados ao progresso da genética e melhoramento de plantas”, salienta.

Na solenidade de abertura do Simpósio, foram prestadas diversas homenagens aos profissionais que contribuíram para os 25 anos de sucesso do programa. Entre eles, os professores Renzo Garcia Von Pinho (DAG), Daniel Furtado Ferreira (DEX), Mozar José de Brito (DAE), o pesquisador da Embrapa Antônio Carlos de Oliveira e o professor Antônio Nazareno (reitor).

Confira Fotos: