Museu de História Natural e Bi Moreira comemoram Semana Nacional de Museus

O cenário nos remete a uma viagem no tempo. Lembranças conservadas de uma época que ficou para trás. É assim que muitas pessoas se sentem ao entrar nos museus. Na Ufla a experiência pode ser redobrada. Na universidade há dois museus, um de história natural e o outro,“Bi Moreira”, mostra um pouco da história de Lavras e região.

Na década de 70, a Unesco, por intermédio do Conselho Internacional de Museu (Icom), elaborou um conceito mundialmente aceito que define o que é Museu. De acordo com o ICOM “Museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e seu ambiente.”

Pensando nesse conceito, é que se comemora neste ano a 9ª edição da Semana Nacional do Museu. NA Ufla, a programação se estende por toda a semana, e abrange desde visitações a palestras e exposições abertas a toda a comunidade.

Confira a programação:

16/05/2011 – 8h30 – Abertura oficial da Semana Nacional de Museus, com o tema: “Museu e Memória”.

Local: Câmpus Histórico da UFLA

16/5 a 20/5/2011 – 9h às 20h- Exposição –“ Memória da informática – A informação na linha do tempo”. Visitação aberta a estudantes de escolas públicas e particulares, universidade e comunidade em geral. Visitação de grupos com pré-agendamento no telefone: 3829 1205

17/5/ a 20/5/2011 – 09h às 20h – Exposição- “Memória da leitura e da escrita.” Exposição de obras raras, históricas e interessantes e objetos utilizados na escrita e impressão ao longo do tempo. Visitação de grupos com pré-agendamento.

Local: Biblioteca Central da Ufla

Museu de Historia Natural da UFLA: Câmpus histórico da UFLA

16/5 a 21/5/2011 – 9h às 17h – Exposição “Avis rara – Aaves Cara, Aves do sul de Minas”. Mostra de fotográfia de Cléber Alexandre da Silveira.

Local: Museu de História Natural

16/5 a 20/5/2011 – 8h30 às 14h- Visita guiada – visitas monitoradas a exposição permanente do museu, para escolas públicas e particulares. As visitas deveram ser pré-agendadas.

Local: Museu de História Natural

17/05/2011 – às 17h30- Palestra- A história do tempo na cosmologia

Local: sala de Audiovisual do Museu

Dia 18 comemoração do dia Internacional do Museus

18/5/2011 das 9h às 12 h – Ação Educativa “Magia da física e do universo” Exposição interativa que envolve os conceitos e mistérios da física.

Local: pátio externo do Museu

18/05/2011- 15 h –– Mostra de filme “Cinema com vida” – Exibição do filme” Os esquecidos”.

Local: Sala de Audiovisual do Museu

18/05 – 18h – Comemoração do Dia Internacional dos Museus – Apresentação do coral “Vozes do campo” da UFLA.

Apresentação Musica Antiga no Museu – Concerto de música Barroca com Duo Preludium- Luciano Salgado “Viola da Gamba e Alaudi Barroco” com Deborah Antonucci “Flauta Transversal Barroca e Flauta doce”.

Local: Escadaria do Museu.

19/5 – 15h – Mostra de filmes – “Cinema com vida”. Exibição do Filme “Tempos Modernos” direção de Charles Chaplin 1936,

Local: sala de Audiovisual do Museu.

20/5/2011 às 15 h- Exibição de filme. Doc. Museu – Exibição do documentário: “NAQOYQATSI” direção Godfrei Reggio – 2002

Local: Sala de Audiovisual do Museu.

21/5 – 08 as 12 h- Ação Educativa, sábado no Museu com atividades e divulgação científica no planetário com o Grupo Ufla Ciências. Vistas guiadas e observação de pássaros. Com visitas pré- agendadas.

Local: Museu de Historia Natural