Ciclo de Palestra do Necaf reúne especialistas e estudantes

Nesta semana, alunos, produtores e especialistas participaram do VIII Ciclo de Palestras sobre cafeicultura da UFLA.  O evento, promovido pelo Necaf-UFLA (Núcleo de Estudos em Cafeicultura), traz temas atuais nessa aérea, permitindo aos participantes trocarem experiências sobre mercado, safras e novas tecnologias.

De acordo com o Reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Ciclo de Palestras proporciona a troca de experiência entre alunos e especialistas, sem falar na excepcional complementação de currículo. “Não tenho dúvidas de que os alunos formados pela UFLA estão entre os profissionais mais bem preparados em cafeicultura do país”. 

O primeiro dia do evento reuniu no salão de convenções da Universidade cerca de 200 estudantes, que discutiram os problemas enfrentados na cafeicultura e as práticas aplicadas em uma propriedade cafeeira.

Durante o evento, foram discutidas as perspectivas para a safra deste ano. Com os estoques mundiais em baixa, os analistas de mercado apostam na manutenção de uma fase de bons preços para o grão em 2011, principalmente para os cafés finos.

O evento também abordou que mesmo com essa boa perspectiva, o cafeicultor ainda tem muitos desafios pela frente. Um deles é o custo de produção, que está reduzindo a rentabilidade do produtor.

De acordo com o coordenador do evento, Evandro Andrade de Souza Júnior, o ciclo de palestras tem por objetivo levar informações sobre o que está acontecendo no mundo cafeeiro para os produtores, técnicos e pesquisadores. “Nós temos obrigação de passar informações sobre a cafeicultura, ainda mais com o café no preço que está.”

Para o gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abraão, o ciclo de palestras tem a função de levar informações e capacitar futuros profissionais. “É importante porque desperta nos alunos especialistas do mercado externo a vontade de se tornar um empreendedor do setor cafeeiro”.  

A cobertura completa do VIII Ciclo de Palestra pode ser conferida aqui