Ufla e CNA desenvolvem software que ajudará produtores de laranja

Com expectativa de crescimento de 15%, comparado à safra passada, produtores de laranja já podem comemorar. A previsão é da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que prevê um aumento de 387 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja na safra de 2011, que começa a ser colhida este mês.

Outra boa noticia para o fruticultor, é que um projeto desenvolvido pela Ufla, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), vai permitir que produtores planejem o custo com a lavoura e acompanhem os preços em outras regiões. O projeto “Campo Futuro” da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Ufla, através do CIM, (Centro de Integração e Mercado) com coordenação do Professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, está desenvolvendo um software que permite ao agricultor economizar e aperfeiçoar a atividade. 

Os dados contidos no software vão permitir que o produtor planeje os gastos de produção e assim calcule os riscos e os benefícios de se investir em uma cultura que faz com que o Brasil se torne cada vez mais, o maior exportador de suco de laranja industrializado do mundo. Uma indústria que fatura, em média, 2 bilhões de dólares por ano.

Enquanto produtores da cultura voltados para as indústrias têm esse aumento na safra, um encontro no Paraná reuniu produtores da laranja de mesa, que é economicamente mais valorizada do que a industrial. Os produtores apresentaram planilhas de custos e gastos que vão auxiliar na execução do projeto.

O encontro pode ser conferido neste vídeo:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=179853&channel=99