Processo de autoavaliação na UFLA chega à nova etapa

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), determina que todas as instituições de ensino superior, públicas ou privadas, promovam anualmente sua autoavaliação institucional, visando à melhoria contínua de todos os setores da vida acadêmica. Na Ufla, essa tarefa é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é nomeada pela Reitoria a cada dois anos e que conta com membros de todos os seguimentos da universidade e da sociedade civil. A CPA da UFLA produziu dois relatórios, disponíveis em www.cpa.ufla.br. Esses relatórios englobam dez dimensões e traçam um perfil da universidade com informações gerais e específicas.

Importante observar que esses relatórios são utilizados como ponto de partida das avaliações institucionais promovidas pelo MEC, e sua importância é tal que instituições inadimplentes com essa exigência são impedidas de abrir novos cursos. Atualmente, a CPA está trabalhando na elaboração do relatório relativo ao ano de 2010.

Todos os setores da comunidade acadêmica estão convidados a participar desse trabalho. A partir de amanhã (8/2), a CPA começará a ouvir a opinião dos técnicos administrativos e dos professores. Para tal, uma equipe da MDA aplicará, em uma amostra estatisticamente representativa, um questionário elaborado pela CPA. Receba bem o entrevistador e dê a sua opinião. Os dados obtidos serão tratados estatisticamente e não haverá divulgação de dados individuais, apenas institucionais.