UFLA dá início à duplicação da avenida principal

Dando continuidade às ações que contemplam o Plano Ambiental e Estruturante da UFLA, já foram iniciadas as obras de duplicação do acesso principal ao câmpus. O projeto contempla, além da duplicação da avenida principal de acesso, a construção de calçadas, ciclovias, sistema de escoamento de águas pluviais, redes de esgoto e energia elétrica, cabeamento de fibra óptica, além da implantação de toda a sinalização adequada.

Ciclovias e calçadas

A ciclovia será descolada da calçada, terá forma sinuosa de 3,5 m de largura e ficará do lado direito de quem sobe (com mão dupla), seguindo um caminho agradável por toda a avenida duplicada. Será uma opção exclusiva para os ciclistas, que não mais poderão trafegar nas pistas de veículos automotores. Essa ciclovia existirá inclusive no novo pontilhão que será construído sobre a linha férrea.

Obras paralelas

O sistema de energia já começou a ser substituído, por novo projeto com novos equipamentos, novos cabeamentos e novos postes, mais altos e robustos para suportar o sistema ampliado. “Esse sistema está mais moderno e irá garantir uma melhoria significativa na iluminação de todo o câmpus”, informa o pró-reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Scolforo.

O planejamento por meio de obras subterrâneas que darão o suporte de bom funcionamento das redes de internet e de telefonia também está sendo priorizado nesse percurso das novas avenidas. “O cabeamento de fibra óptica, por exemplo, nos propiciará formas de melhor atender tanto ao Centro de Informática (com melhorias na conexão com a rede internet) quanto à Central Telefônica (com o novo sistema de telefonia, adquirido recentemente)”, observa Scolforo.

Cuidados

O prefeito do câmpus, prof. João Almir de Oliveira alerta a comunidade universitária quanto à atenção redobrada nesse perímetro que estão ocorrendo as obras. “Há necessidade de muita responsabilidade em cada membro da comunidade, no sentido de reduzir ao máximo a velocidade nos seus veículos automotores, e ter a atenção redobrada no trecho, lembrando que os transtornos são momentâneos, porém, os benefícios, permanentes”, conclui o prefeito.