Departamentos contam com novo sistema para emissão de GRU

Os Departamentos Didático-Pedagógicos e os laboratórios que arrecadam receitas por meio de fornecimento de produtos e prestação de serviços contam, a partir deste mês, com uma nova ferramenta de trabalho: o “SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS” para recolhimento, controle e gestão de receitas geradas.

Até então, tais receitas geradas pelos Departamentos – recursos denominados “resíduos” – eram recolhidas na “conta única” da União por meio da GRU tipo “SIMPLES”. Esta GRU é emitida a partir da página do “Tesouro Nacional”, pode ser paga somente via “Banco do Brasil” e não permite exercer, de forma automática e informatizada, controles específicos acerca dos recursos arrecadados. Com isso, as receitas até então recolhidas pelos Departamentos eram controladas manualmente, por meio do arquivo de GRUs pagas, em papel.

Nestas circunstâncias, constatando a necessidade de aprimorar o procedimento até então vigente, a Proplag e o Centro de Informática desenvolveram o “SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS”, uma ferramenta que viabiliza a emissão de uma outra modalidade de GRU: a tipo “COBRANÇA”.

A GRU tipo “cobrança” é facilmente emitida por meio do sistema desenvolvido, pode ser paga em qualquer banco até a data do seu vencimento e permite estabelecer, de forma rápida e informatizada, controle sobre Departamentos/ laboratórios arrecadadores de recursos, sobre a natureza dos produtos e serviços fornecidos e sobre os valores arrecadados, entre outras informações.

O“SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS” elaborado permitirá também que cada Departamento acompanhe o seu saldo de receitas próprias e identifique os pagamentos realizados por usuários de serviços e compradores de produtos, com atualização dos dados a CADA 24 HORAS. Destaca-se, oportunamente, que cada laboratório será apresentado como um centro de receitas individualizado no banco de dados, o que facilitará a gestão dos recursos por parte do Departamento. Além disso, o novo sistema subsidiará a DCAF (Diretoria de Contabilidade e Administração Financeira), a DMSG (Diretoria de Material e Serviços Gerais) e os próprios Departamentos no que tange aos procedimentos de compras, contratação de pessoal e outros.

Para conhecer os Departamentos e os laboratórios arrecadadores de receitas próprias, bem como serviços e produtos fornecidos, CLIQUE AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *