E-mails da Ufla passam por modificações a partir deste mês

Os e-mails de todos os professores, funcionários e estudantes da Ufla vão passar, a partir do dia 08 de setembro, por uma série de modificações. O novo formato será possível graças à implantação de um aplicativo, o Zimbra, que oferece recursos de mensagens instantâneas, listas de endereços, serviço de agenda, listas de tarefas, que são confiáveis e de alto desempenho.

As mudanças estão sendo implementadas pelo Centro de Informática (CIN) que está orientando todos os usuários sobre a nova ferramenta de web. Além das mudanças operacionais, será inserida nos correios eletrônicos a unidade administrativa em que o servidor está lotado. Isso significa que os e-mails que hoje são escritos como @ufla.br serão migrados para @.ufla.br.

Confira abaixo a correspondência encaminhada pelo CIN a todos os servidores da Ufla contendo todos os esclarecimentos sobre as mudanças.

Prezados Usuários de e-mail,

Procurando melhorar o atendimento e disponibilizar para nossos usuários recursos que atendam a seus anseios e necessidades de maneira mais eficiente, a partir do dia 08/09/2009, estaremos disponibilizando um novo sistema de webmail, o ZIMBRA. E o que é o ZIMBRA?

O Pacote de colaboração ZIMBRA é um aplicativo completo de e-mail e colaboração que oferece recursos de mensagens instantâneas, listas de endereços, serviço de agenda, listas de tarefas, que são confiáveis e de alto desempenho. Sua configuração é simples e fácil, o que tem cativado todos os níveis de usuários: dos experts aos iniciantes.

Um dos pontos altos desta ferramenta, é que ela permite que os usuários compartilhem itens de sua conta entre si. Desta forma um usuário, pode compartilhar com outro usuário, um documento, a sua lista de tarefas ou até mesmo seu calendário e caixa de emails.

Juntamente com a troca de sistema de webmail, todo o sistema de e-mails está sendo reestruturado buscando a integração do serviço com o banco de dados institucional e uma maior identificação do usuário e a unidade administrativa em que está lotado.

Todos os e-mails que hoje têm a grafia @ufla.br serão migrados para @.ufla.br onde temos:

é o login atual;

é a extensão que representa o setor de vínculo do usuário com a UFLA.

No caso específico do CTSM/EPAMIG, devido ao acordo firmado entre a UFLA e a EPAMIG, a universidade já disponibiliza há algum tempo o domínio epamig.ufla.br, portanto, os funcionários dessa instituição que ainda utilizam o domínio ufla.br serão migrados para epamig.ufla.br.

Informamos, ainda, que os e-mails enviados, a partir da mudança, para os e-mails antigos serão redirecionados automaticamente para o novo domínio até que todos se adaptem a esse novo cenário. Dessa forma, todos os usuários que possuam e-mails @ufla.br divulgados em revistas, artigos, páginas, listas de contatos ou qualquer outro tipo de veículo não precisam se preocupar pois o redirecionamento acontecerá de forma transparente para o usuário.

Já os e-mails recebidos até a data da mudança (08/09/2009) e os contatos existentes no sistema antigo serão preservados e estarão disponíveis para acesso no endereço http://rumba.ufla.br até que todos consigam ler suas mensagens e migrar seus contatos.

Usuários que não utilizam o serviço de webmail, ou seja, que não leem seus e-mails através da página da UFLA não serão afetados pela mudança. Dessa maneira, os usuários de clientes de e-mail como Outlook Express, Thunderbird, Eudora ou qualquer outro cliente de e-mail não precisarão alterar seus servidores de envio ou recebimento, apenas recomendamos que alterem as configurações do remetente da mensagem para usuario@unidadeadministrativa.ufla.br. Por exemplo, um usuário do Centro de Informática da UFLA deverá ter o remetente alterado para fulano@cin.ufla.br.

Por fim, informamos que estamos nos esforçando para que a mudança traga o mínimo de transtorno possível. Todos os funcionários e monitores de redes do CIN-UFLA estão sendo treinados para dar suporte ao novo sistema de e-mail. Está sendo preparado também um treinamento para todas as secretárias dos setores e departamentos da Universidade que terá início previsto para o dia 02/09/2009. As secretarias interessadas no treinamento deverão entrar em contato com Clayton no e-mail Clayton@ufla.br para montagem das turmas. Caso haja dificuldades ou necessidade de mais informações favor entrar em contato com o CIN-UFLA no telefone 3829-1125.

Centro de Informática da UFLA – Set/2009