Acordo define novas regras para planos de saúde na Ufla

Helder Tobias / Ascom Ufla

Os servidores técnico-administrativos e professores da Ufla poderão optar, a partir deste mês de julho, em manter o convênio com a GEAP ou solicitar, na Diretoria de Recursos Humanos (DRH), o ressarcimento de até R$ 65 para funcionários que estejam vinculados a planos de saúde privado. Em reunião nesta quarta-feira, dia 15, com membros da Coordenadoria de Seguridade Social e Benefícios do Ministério do Planejamento, em Brasília, o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e o pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Scolforo, reforçaram a necessidade de alteração da portaria SRH 01, de 27 de dezembro de 2007, que proibia as universidades de efetuarem o ressarcimento de despesas com planos de saúde aos seus funcionários quando já estivesse firmado um convênio com uma instituição sem fins lucrativos, como é o caso da GEAP.

Foram inúmeras as manifestações feitas pela administração da Ufla para que a regra determinada pela portaria SRH01 fosse alterada. Essas ações, realizadas durante os primeiros meses de 2009, permitiram com que essas alterações fossem realizadas, passando a valer já neste mês de julho. A expectativa é de que ainda essa semana uma nova portaria seja publicada, oficializando as novas determinações.

Diante dessas modificações, os servidores da Ufla passam a contar com duas opções de assistência em saúde. Uma delas, que já está em vigor, é a manutenção do convênio com a GEAP. A novidade é para os funcionários que estão vinculados a algum tipo de plano de saúde privado. Cada servidor, seja da ativa, aposentado ou pensionista receberá, para cada beneficiário de plano de saúde, até R$65,00 por mês, durante o período de julho a dezembro deste ano. Para janeiro de 2010, está previsto um reajuste neste valor, que passará para o teto de R$72,00. Por exemplo: um servidor docente ou técnico-administrativo com três dependentes (esposa e dois filhos) e que tenha um plano de empresa privada, como é o caso da Unimed, receberá em seu contracheque a importância de R$260 por mês a partir de julho. Em janeiro de 2010, será creditada para este servidor a quantia de R$ 288,00.

A DRH está solicitando aos sindicatos representativos dos trabalhadores da Ufla uma lista de associados a estes planos particulares para realizar o ressarcimento. Cada servidor receberá, também, uma correspondência com todos os detalhes do novo acordo e a forma como proceder para garantir este novo benefício.

NOVAS MODALIDADES DO GEAPAlém da reunião no Ministério do Planejamento, o reitor e o pró-Reitor de Planejamento e Gestão se reuniram com a Diretoria Executiva da GEAP para discutir a assinatura do termo aditivo que define três condições estabelecidas pela Ufla: pagamento das mensalidades, novas modalidades de assistência e abrangência da cobertura.

Ficou acordado que o pagamento por parte dos servidores só será efetuado nas novas modalidades do plano quando este convênio for efetivamente celebrado, o que deve ocorrer até o dia 20 de julho. Serão oferecidas quatro modalidades de planos, nos quais o servidor poderá aderir até o dia 05 de agosto: Referência (R$54,50 por beneficiário), Essencial (R$68,01 por beneficiário), Clássico (R$ 80,47 por beneficiário) e Saúde II (R$ 115,19 por beneficiário). A entidade se comprometerá, também, em ampliar o número de hospitais, médicos e laboratórios.

DISCUSSÕES SOBRE PLANOS DE SAÚDE CONTINUAMDesde o segundo semestre de 2008 um amplo debate com todos os setores da Universidade está sendo feito de modo a buscar uma solução de assistência a saúde que beneficie a todos os servidores. As mudanças que estão sendo implementadas a partir deste mês representa apenas uma fase das novas adequações que serão feitas futuramente. O próximo passo é a formação de um grupo de discussão, que reunirá representantes da ADUFLA, SINDUFLA, Proplag e Praec para definir melhores alternativas que vão garantir este benefício a toda comunidade da Ufla.