Parceria Ufla e Unilavras pesquisa reciclagem de óleos e gorduras

A destinação do lixo produzido pela população está se tornando um dos problemas graves da atualidade e a reciclagem é uma forma muito importante de gerenciamento destes resíduos, pois transforma os lixos em insumos, com diversos ganhos ambientais.

Embora a tecnologia atual já permita reciclar com eficiência diversos materiais amplamente consumidos no Brasil, a reciclagem ainda não é um hábito, tendo em vista que reciclamos muito pouco, embora existam números muito favoráveis para as reciclagens de papel, papelão e latas de alumínio.

A fritura de alimentos é um processo que utiliza óleos vegetais e gorduras animais, como meio de transferência de calor, cuja importância é indiscutível para a produção de alimentos em lanchonetes e restaurantes comerciais e industriais.

No Brasil o consumo de óleos e gorduras atinge valores de 25 kg/habitante.ano. Parte deste consumo é descartada diretamente nos esgotos urbanos, e, na maioria das cidades brasileiras ainda não existe uma forma adequada para o descarte desse material.

Preocupados com este fato, a Ufla e o Unilavras estabeleceram uma parceria para estudar a reciclagem de óleos e gorduras residuais no município de Lavras. Durante o ano de 2007 foram desenvolvidas ações de mapeamento dos estabelecimentos gastronômicos produtores de óleos e gorduras residuais, logística de coleta, quantificação e qualificação do material coletado, visando principalmente a produção de Biodiesel.

O acadêmico Thiago Gomide Barcelos, do curso de Biologia do Unilavras, sob a orientação dos professores da Ufla e em parceria com o Núcleo de Estudos G-Óleo, realizou o seu trabalho monográfico, onde encontrou que os estabelecimentos produtores foram receptivos à doação dos óleos e gorduras para a reciclagem. A quantidade reciclada e o número de estabelecimentos apresentaram um crescimento significativo ao longo do período da pesquisa, evidenciando a preocupação ambiental por parte dos proprietários dos estabelecimentos.

Quanto ao destino, óleos e gorduras residuais obtidos foram transformados em Biodiesel, que está sendo avaliado quanto às suas características químicas e físicas e também quanto ao desempenho com combustível do caminhão Laboratório de educação ambiental da Ufla.

No dia 12 de dezembro, no Jardim Glória, ocorrerá a primeira coleta domiciliar, em uma ação de ampliação em parceria com a Associação do Bairro.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1364 ou oleo@ufla.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *