V Semana do Meio Ambiente

Meio ambiente, segundo o conceito biológico, é aquele que inclui tudo o que afeta diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou espécie, incluindo luz, ar, água, solo ou outros seres vivos que com ele coabitem. Assim sendo, este tema tem sido pauta de inúmeras discussões a respeito de como minimizar os efeitos danosos da ação antrópica sobre o meio ambiente através do desenvolvimento sustentável, que sugere a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.. Porém para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, ou seja, é necessário um consumo sustentável. Além disso, é necessário validar que é possível crescimento econômico em harmonia com preservação ambiental.

Dentre os temas mais discutidos estão as mudanças climáticas que vêm ocorrendo nas últimas décadas, resultado da grande queima de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural) e o desmatamento, uma vez que são lançados no ambiente mais gases de efeito estufa (GEEs) do que as florestas e os oceanos são capazes de absorver, provocando o aquecimento global. Algumas conseqüências deste aquecimento já estão sendo sentidas em todo o mundo, como o aumento na intensidade de tempestades tropicais, furações, inundações e o aumento do nível do mar por causa do derretimento de geleiras.

Vários acordos e tratados têm sido firmados entre os países para que haja uma maior consciência ecológica e redução de poluentes, como o Protocolo de Kyoto que estipula reduções obrigatórias de emissões causadoras do efeito estufa. Além disso, diversas ONGs não têm medido esforços para conscientizar a população e os governos através da educação ambiental.

Dentro deste contexto o PET Engenharia Agrícola realizou de 11 a 16 de junho a V Semana do Meio Ambiente, na iniciativa de aproximar o meio acadêmico à realidade e perspectivas sobre questões ambientais. O evento contou com palestras diferenciadas tendo como temas questões atuais como o aquecimento global e suas implicações na agricultura, a escassez da água potável, a transposição do Rio São Francisco, tráfico de animais silvestres, Biopirataria, sendo os prelecionistas representantes de órgãos importantes dentro do contexto, como Ibama e CODEVASF, além de representantes de outras instituições universitárias e ONGs, que nos engrandeceram com suas experiências. Ao final da semana os participantes puderam conhecer a ONG Maria do Barro que é de grande importância em nossa região como disseminadora da educação ambiental, o que lhes proporcionou experiência prática de atuação na área de conservação ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *