Leite Ufla está entre os “Melhores de Minas”

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) recebeu o prêmio “Melhores de Minas” entre as produtoras de leite pasteurizados no estado.

A solenidade ocorreu no dia 19 de maio, no Salão de Convenções do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, na cidade de Patos de Minas.

O evento foi coordenado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais e ocorreu durante a Festa Nacional do Milho (Fenamilho) e Exposição Estadual dos Criadores de Gado Holandês (EXPHOLCRI).

No ranking de classificação, o leite Ufla ficou em 2º lugar entre os 10 melhores do estado. O processo para premiação verificou tópicos como os índices satisfatórios na saúde do rebanho e a qualidade de oferta, englobando desde análises da densidade até a acidez do produto.

Leite

Com início em outubro de 2002 a produção do leite pasteurizado tipo B é uma parceria entre Ufla/Faepe. Atualmente são produzidos 1600 litros mensais, distribuídos em todo o município lavrense.

De acordo com Afonso de Oliveira Andrade, vice-diretor da Faepe, a premiação confirma o compromisso no oferecimento de um produto de qualidade aos consumidores. Ele diz “investimentos sempre são realizados, o que inclui melhoria nas condições de trabalho dos profissionais, equipamentos e gerenciamento do rebanho”.

Pasteurização

O processo de pasteurização é caracterizado pelo tratamento térmico do leite, o que preserva grande parte das proteínas e isenta o produto de microorganismos prejudiciais à saúde. A produção do leite tipo B ocorre na Fazenda Palmital, situada no município de Ijaci. A instalação também é espaço para pesquisas dos estudantes de graduação e pós-graduação da Ufla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *