Carta da Andifes ao Ministro da Educação

Ofício ANDIFES N.º105/07 Brasília, 29 de maio de 2007.

Senhor Ministro,

Como é de conhecimento de Vossa Excelência, os servidores técnicos administrativos das IFES foram beneficiados com um Novo Plano de Carreira, medida que atendeu a uma demanda histórica da categoria.

A implantação do plano, quando concluída, será um importante instrumento de gestão para as IFES. Portanto, todos os esforços para atingir esse objetivo devem ser buscados e a Andifes se coloca à disposição para auxiliar.

No entanto, por características do plano e por limitações orçamentárias, o segmento de nível superior dos técnicos administrativos das IFES ainda não usufruiu dos benefícios dessa carreira.

Essa situação tem gerado um grave problema de gestão nas IFES: a ausência de candidatos quando da seleção de novos técnicos de nível superior, bem como a permanência daqueles recém-concursados ou mesmo dos que são servidores mais antigos.

O problema é geral neste segmento e mais grave em áreas onde o mercado remunera bem acima da tabela das IFES, tais como informática, engenharia, arquitetura e medicina. Por outro lado, há segmentos de nível médio que têm remuneração maior do que o inicial do nível superior, causando distorções e desestímulo. Essa disparidade salarial causa um nítido comprometimento das atividades-meio e fim das IFES, tornando-se uma questão de natureza institucional e reclamando uma solução urgente.

O Conselho Pleno da Andifes sugere que o Governo Federal solucione, como prioridade absoluta, essa situação, seja pelo reajuste de toda a tabela, seja por meio de outro mecanismo emergencial, mesmo que temporário e absorvível com o transcorrer da implantação do Novo Plano de Carreira desde que alcance o segmento dos técnico-administrativos de nível superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *