Ufla terá debates sobre “Universidade Nova”

A Universidade Federal de Lavras agendou para o dia 13 de junho, debates sobre “Universidade Nova”, que prevê mudanças na forma de ingresso dos estudantes na educação superior e na grade curricular dos cursos.

Segundo o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos articuladores do projeto, Naomar Monteiro de Almeida Filho, explica que a proposta é dividir o ensino superior em três ciclos: um geral, chamado bacharelado interdisciplinar; um de formação profissional específica; e um de pós-graduação. Mesmo assim, será preciso modificar também o processo seletivo atual, uma vez que o vestibular se tornou apenas um exame de memorização e não de capacidade potencial do aluno.

O professor Paulo Roberto da Silva, um dos debatedores, adianta que “a reestruturação que se propõe com a Nova Universidade tem profundos reflexos no sistema profissional. Esta sendo discutido com a UFABC, juntamente com o Confea, que tipo ou quais atribuições profissionais o sistema Confea/Crea poderia atribuir aos egressos dos chamados Bacharelados Intermediários (de 3 anos) na área tecnológica”.
Para Paulo Roberto “as vantagens desse modelo são inúmeras: a primeira é que o candidato não precisa se decidir para qual profissão/curso ele irá, logo aos 17/18 anos quando for ingressar na universidade. A escolha da profissão se dará após o bacharelado intermediário, quando então partirá pra a especialização. A segunda vantagem é que o sistema profissional (Confea/Crea), já incorporou o princípio de que a pós-graduação (lato ou stricto sensu) é que vai dar a formação plena e deve ser continuada”.

Outro debatedor será o decano de graduação da UNB, professor Murilo Silva de Camargo.

O evento acontecerá no dia 13 de junho, no Salão de Convenções da Ufla.