Primeiro dia de trabalho da nova Diretoria Executiva da Andifes é marcado por reuniões

A nova Diretoria Executiva da Andifes, formada pelos dirigentes: Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), presidente; José Ivonildo do Rêgo (UFRN), primeiro vice-presidente; José Carlos Ferraz Hennemann (Ufrgs), suplente do primeiro vice-presidente; Alan Kardeck Martins Barbiero (UFT), segundo vice-presidente; Edward Madureira Brasil (UFG), sumplente do segundo vice-presidente, teve seu primeiro dia de trabalho à frente da associação, nesta quarta-feira (23/05).

No Ministério da Educação – Os dirigentes participaram de reunião com o ministro Fernando Haddad e o secretário da Educação Superior (SESu/MEC), Ronaldo Mota, para apresentar a nova diretoria e afirmar que a associação deseja manter a boa interlocução com o ministério. Estiveram presentes o ex-presidente da Andifes, reitor Paulo Speller (UFMT), o vice centro-oeste do Diretório Nacional, reitor Thimothy Martin Mulholland (UnB), e o secretário-executivo da associação, Gustavo Balduíno.

Speller, na qualidade de ex-presidente da Andifes, apresentou os membros da nova Diretoria Executiva da associação, agradecendo a interlocução que obteve com o MEC ao longo do último ano. O bom relacionamento com o executivo e o legislativo também foi ressaltado por Ciloni, atual presidente da Andifes. “Acreditamos na interlocução e na intensificação das relações com o MEC”, afirmou.

A política adotada pelo MEC de acabar com o “balcão” e fazer apenas a negociação das demandas coletivas das Ifes e o encaminhamento do Projeto de Lei dos Plantões à Casa Civil foram alguns dos pontos elogiados pela Diretoria Executiva. “Essas medidas mostram que existe a intenção, por parte do governo federal, de resolver questões emergenciais através das relações institucionais”, ressaltou Ciloni.

Com relação ao Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, que institui o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foi outro ponto abordado durante a reunião. Os dirigentes aproveitaram a ocasião para declarar que a Andifes deseja debater o assunto. Em resposta, Haddad confirmou a disposição de discussão com a entidade. Segundo ele, primeiramente serão discutidas as diretrizes para o Reuni, e, em seguida, as características técnicas para a sua viabilização.

Os reitores aproveitaram a ocasião para tratar de demandas urgentes para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), como a questão da comissão interinstitucional dos hospitais universitários, que está parada desde o final do ano passado. Sobre essa questão, Haddad, informou que conversará com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para que a comissão seja reativada. “O modelo atual precisa ser repensado de maneira aberta. Precisamos encontrar alternativas para resolver essa questão e o MEC está disposto ao debate”, ressaltou.

Em relação à perspectiva de greve dos servidores proposta pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os dirigentes ressaltaram o papel fundamental do MEC na interlocução com as entidades. Ciloni aproveitou a ocasião para solicitar ao ministro que recebesse os representantes da Fasubra e do Andes com urgência.

Uma reunião do Diretório Nacional da Andifes será marcada com a equipe da SESu para debater as questões relativas ao ensino superior – expansão em fase de implantação, novos concursos, CDs e FGS – e elencar nos pontos que podem ser trabalhados conjuntamente. Em uma outra ocasião, Haddad e toda a sua equipe, incluindo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), participarão de reunião do Conselho Pleno da associação para conversar mais profundamente sobre o funcionamento do ministério, debater sobre as políticas de educação existentes e buscar alternativas viáveis para que as Ifes possam trabalhar em parceria com o governo federal para melhorar a educação brasileira.

Na Câmara dos Deputados – A Diretoria Executiva da Andifes teve encontro com o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Gastão Vieira. Na ocasião, Ciloni apresentou os dirigentes que compõem a nova Diretoria. Também estiveram presentes o reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho (Ufscar) e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduíno.

Ciloni colocou a associação à disposição para debates na Casa para tratar de temas relativos, não apenas ao ensino superior, mas também à educação básica. “A educação brasileira deve ser entendida de forma sistêmica para que se encontrem soluções viáveis para os problemas existentes”, afirmou.

Ficou acordada a intensificação da relação da Andifes com a Comissão de Educação da Casa. Para Vieira, é preciso encontrar alternativas claras que indiquem para onde deve caminhar a educação brasileira. É o que pretende a Comissão de Educação com a organização, ainda este ano, de três seminários internacionais sobre o tema. A idéia é convidar países como Chile, Irlanda, Coréia, Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos e Brasil para o debate. Vieira também reafirmou a importância e o compromisso da Comissão com a Emenda Andifes.

Com os jornalistas – Uma reunião de trabalho foi realizada para que a nova Diretoria Executiva apresentasse aos profissionais da mídia as propostas de políticas públicas que a Andifes irá desenvolver no período. Estiveram presentes jornalistas da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Correio Braziliense, Jornal da Comunidade e site G1. Os dirigentes reafirmaram a disponibilidade da associação estar sempre à disposição para conversar com os jornalistas no que diz respeito à educação brasileira.

Aproveitando a ocasião, foi divulgado o Prêmio Andifes de Jornalismo 2007, realizado para valorizar o material que é veiculado a respeito de educação básica e ensino superior. A premiação deste ano está com inscrições abertas até o dia 30 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *