Abertas as inscrições para intercâmbio entre Brasil e Espanha

Instituições de ensino superior do Brasil e da Espanha interessadas em intercâmbio de professores, pesquisadores e doutorandos podem participar de programa Capes-DGU. Oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em parceria com a Direção Geral de Universidades do Ministério de Educação e Ciências da Espanha (DGU), o programa tem inscrições abertas até 8 de junho.

Formação em nível de pós-graduação (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) e aperfeiçoamento de professores e pesquisadores são os propósitos do programa. Para participar, é necessário ser vinculado a um programa de pós-graduação bem avaliado pela Capes. As áreas prioritárias para intercâmbio são as de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e controle de pragas e ciências do esporte.

Terão apoio os projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica. Eles devem descrever objetivos, metodologia, cronograma de implementação de bolsas de estudos e missões de trabalho e plano de aplicação dos recursos de custeio. Devem incluir, ainda, os currículos resumidos dos membros das equipes brasileira e espanhola, além de cópia do projeto do parceiro espanhol.

Cada projeto terá duração de dois anos, prorrogável por igual período. A equipe de cada país deve ter pelo menos dois doutores. O coordenador do projeto deve ser professor com título de doutor há pelo menos quatro anos.

O programa Capes-DGU oferece bolsas de estudo de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, passagens áreas internacionais e diárias para a equipe brasileira na Espanha. Também serão liberados recursos de custeio no valor de R$ 10 mil reais.

Mais informações e inscrições – www.capes.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *