Ufla oferece cursos gratuitos de capacitação profissional

Mestre-de-Obras, Eletricista Básico – Instalações de Baixa Tensão, Formação de Jardineiros, Introdução a Microinformática, Manejo Sanitário e Princípios de Enfermagem para Eqüinos e Sanidade Básica na Bovinocultura Leiteira, são os cursos oferecidos pelo Programa de Qualificação Profissional – SEMEAR, da Universidade Federal de Lavras, em 2007.

O programa tem como objetivo qualificar de forma gratuita mão-de-obra profissional, reabilitar e buscar oportunidades no mercado de trabalho, por meio da estrutura existente na universidade e com o apoio de vários parceiros.

A aula inaugural aconteceu na última segunda-feira, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura, com a presença do reitor, professor Antônio Nazareno Mendes, deputado federal Reginaldo Lopes, prefeita de Bom Sucesso, Claudia do Carmo Martins de Barros e professor Rubens José Guimarães, pró-reitor de Extensão da Ufla.

Na oportunidade foi assinado o Termo Aditivo entre a Ufla e a Prefeitura de Bom Sucesso, representados pelo reitor Antônio Nazareno e a prefeita Cláudia Barros.

Na avaliação do coordenador do programa, professor Silvério José Coelho: “O Projeto SEMEAR traz a comunidade para dentro da universidade além de forma profissionais que não tiveram acesso à um curso formal.”

O programa foi criado em 1997 pelo Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola da Ufla. A partir de 2006 passou a integrar o quadro de programas de extensão sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão.

Segundo o reitor, professor Antônio Nazareno “nos últimos dez anos, o SEMEAR capacitou 1.700 trabalhadores de Lavras e região. Um verdadeiro marco na extensão da Universidade”.

São disponibilizadas 103 vagas, sendo 68 para Lavras e 35 para Bom Sucesso. O curso tem a duração de três meses, com aulas teóricas e práticas, duas vezes por semana, no período noturno.

Um exemplo de trabalho desenvolvido pelos alunos do curso é a pintura da Escola Estadual Firmino Costa.

A novidade para esse ano é o oferecimento dos cursos de eletricista básico – instalações de baixa tensão e o de sanidade básica na bovinocultura leiteira à população de Bom Sucesso.