Laboratório de Fertilidade do Solo da Ufla obtém maior índice de eficiência do estado

O Laboratório de Fertilidade do Solo, do Departamento de Ciência do Solo, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) é prestador de serviços de análises de solo a agricultores da região e de outros estados brasileiros há mais de 40 anos, atendendo à demanda por informações que auxiliam no uso racional de corretivos e fertilizantes em várias culturas agrícolas, além do atendimento à própria Universidade em várias atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Laboratório possui modernos equipamentos e pessoal técnico capacitado para o oferecimento desses serviços. Integra o Programa Interlaboratorial de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais- PROFERT-MG, do qual participam diversos laboratórios de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. O objetivo do programa é controlar a eficiência dos laboratórios em relação a qualidade e precisão dos resultados das análises, através de um rigoroso controle, inclusive com tratamento estatístico dos dados, o que permite ou não que se consiga o selo anual de controle de qualidade do programa. Na última avaliação realizada pelo PROFERT-MG, o Laboratório de Fertilidade do Solo da Ufla alcançou o maior índice de eficiência (96%) entre todos os laboratórios participantes, confirmando o padrão de qualidade dos equipamentos, dos procedimentos analíticos e do corpo técnico do laboratório.

Mais informações: (35) 3829 – 1264 – E-mail: dcs@ufla.br