Ufla aprova seu Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) aprovado pelo Conselho Universitário (Cuni, busca traçar os caminhos a serem seguidos pela Instituição nos próximos cinco anos (2005-2010), dentro dos princípios estratégicos levantados, aproveitando suas potencialidades e oportunidades de ambiente acadêmico, tecnológico, científico, extensão e inserção social.

Segundo o Vice-Reitor e presidente da Comissão, prof. Ricardo Pereira Reis, “o PDI da Ufla está estruturado em objetivos, estratégias e ações a serem distribuídos em áreas pertinentes à sua competência, como os ensinos de graduação, pós-graduação stricto sensu e lato sensu, a gestão de recursos humanos, o compromisso social com o corpo discente, o diálogo com a sociedade, a infraestrutura física e logística, a inserção da Universidade em sua área de atuação e a gestão institucional, entre outras ações”.

As diretrizes gerais serão centradas no fortalecimento do ensino de graduação, sinalizando ações no sentido da oferta de cursos noturnos – o que já está ocorrendo com os três novos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Física, aprovados recentemente – e cursos a distância, além de consolidar os cursos de graduação já existentes.

Na pós-graduação, a preocupação será direcionar metas de inserção internacional como forma de melhoria dos conceitos dos diversos programas, nas próximas avaliações da Capes.

Foi registrada também a necessidade de um redimensionamento do quadro dos docentes e dos técnico-adminstrativos, havendo uma preocupação maior com este último, em virtude da grande defasagem existente na atualidade.

O PDI registra também a preocupação com segurança no Campus, que incluirá melhoria na iluminação, trânsito, vigilância ostensiva, câmeras eletrônicas, melhoria e expansão do sistema de comunicação eletrônica, necessidade de ampliação de cargos de direção, funções gratificadas, gestão orçamentária, entre outras estratégias.

Na política de inserção social, será preciso reconhecer a universidade como importante corpo social da comunidade interna e externa, objetivando o intercâmbio entre os atores dessa sociedade, identificando seus problemas e avaliando suas potencialidades.

Ficou patente que a comunidade busca uma universidade plural, como instituição de ensino superior, permeada pelo diálogo entre todas as áreas de conhecimento, finaliza o prof. Ricardo Reis.