Ações da Comissão Permanente de Processo Seletivo

A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), tem como meta a expansão do espaço físico para melhor distribuição das atividades e otimização das ações de divulgação, processamento e administração dos processos seletivos da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Com ampliação do espaço físico, a Copese estará apta também a prestar serviços de concursos para outras instituições.

Atenta às propostas de inserção social do governo federal, no que se refere a afro-descendentes e alunos provenientes de escolas públicas, a Coordenação de Pesquisa da Copese está realizando estudo estatístico sobre o perfil dos candidatos, baseado no questionário socio-econômico e cultural aplicado durante os processos seletivos, bem como do perfil e desempenho dos aprovados no vestibular e nos cursos da Ufla.

A participação no vestibular da Ufla, tomando-se como base os candidatos aos processos seletivos de 2004, o percentual médio de negros e pardos (afro-descendentes), inscritos no primeiro processo, foi de 20,5%, sendo o percentual de aprovados e matriculados 22,7%, enquanto no segundo processo, 23,1% se inscreveram com 16,3% aprovados que se matricularam em um dos dez cursos de graduação oferecidos pela Ufla.

Quanto a candidatos provenientes de escola pública, 47,4% se inscreveram no primeiro processo e 47,9% no segundo, sendo aprovados e matriculados 30,5% no primeiro e 28,8% no segundo processo seletivo de 2004.

Por sugestão da Copese, os coordenadores dos cursos de graduação da Ufla levaram para discussão em seus respectivos colegiados a possibilidade de adoção de pesos para as provas do processo seletivo em função do curso, na tentativa de melhorar a seleção dos candidatos.