Ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais

A Coordenadoria de Programas Sociais é responsável pela definição de políticas sociais e pela a execução de programas educacionais e de assistência a servidores e alunos, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Realiza avaliação sócio-econômica de alunos de graduação que permite àqueles de baixa renda, acesso aos Alojamentos da Universidade, subsídio na alimentação e atendimento médico, odontológico, psicológico e laboratorial, além de desconto no pagamento da taxa de matrícula e acesso ao Programa de Bolsa Atividade. São beneficiados hoje, aproximadamente, 600 estudantes.

Coordena e executa o Programa de Bolsa Atividade, onde 160 alunos de baixa condição sócio-econômica são beneficiados com R$ 150,00 em contrapartida as 48 horas mensais de atividades desenvolvidas nos diversos departamentos e setores da Ufla. Na última avaliação realizada o Programa obteve mais de 90% de aprovação da comunidade universitária.

É também de responsabilidade da Coordenadoria de Programas Sociais, o Programa de Avaliação Sócio-econômica para fins de isenção do pagamento da taxa de inscrição nos processos seletivos da Ufla para candidatos de baixa renda. No último processo seletivo, foram isentos parcial ou totalmente, 25% do total dos candidatos. Tal Programa vem sendo de fundamental importância para que os estudantes menos favorecidos possam ter acesso à Universidade.

O Programa de apoio pré-universitário, recentemente criado, atendeu 60 alunos, no 2º semestre de 2004. Tem como objetivos dar a oportunidade a inclusão social de adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através do oferecimento de curso pré-universitário àqueles cujas famílias possuam baixa condição sócio-econômica; proporcionar aos alunos da Ufla, participar de programa de extensão na área social além de possibilitar o treinamento na área de docência e; ampliar a integração da Ufla com a comunidade local e regional, conforme esta previsto o atendimento de 150 a 300 alunos em sala cedidas em escolas do município de Lavras.