Rebanho leiteiro da Ufla/Faepe é incluído entre os 10 melhores de Minas Gerais

Pela primeira vez o rebanho leiteiro da Ufla/Faepe foi incluído entre os 10 melhores de Minas Gerais. A divulgação do fato ocorreu na edição de novembro (nº 19) do Jornal Holandês, publicação oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais.

Os controles leiteiros oficiais de 76 animais, encerrados no período entre setembro de 2003 e agosto de 2004, obtiveram a média de 7423,7 kg de leite em 305 dias de lactação. Esta produção por vaca colocou o rebanho em 9º lugar dentre os rebanhos do estado com 76 a 100 lactações encerradas no período. Neste ranking, rebanhos ordenhados três vezes por dia competem com rebanhos adotando apenas duas ordenhas diárias, o que por si seria capaz de aumentar a produção por animal em 10 a 15%.

O fato do rebanho da Ufla executar apenas duas ordenhas diárias evidência a boa qualidade da genética e do manejo adotado no sistema de produção de leite, mostrando que a universidade é capaz de propiciar atividades práticas aos seus alunos em situações de produção compatíveis com explorações agrícolas tecnicamente competitivas. Este resultado é mérito do trabalho desenvolvido nos últimos anos pela ex-diretoria da Faepe, pela administração e corpo de trabalho da Fazenda Palmital, pela assistência técnica em produção animal e produção de forrageiras e pelo trabalho de todos os alunos de graduação que conduzem a rotina da fazenda nos finais de semana com o intuito único de obterem aprendizado e colaborar com a viabilidade do setor de bovinos de leite.

O bom desempenho do setor, também recentemente condecorado com a melhor qualidade de leite do estado, mostra que é possível obter produção agrícola dentro de universidades federais com ênfase agrária com padrões técnicos necessários para uma postura digna da universidade frente à indústria, criando condições concretas para que boa pesquisa, ensino e extensão sejam conduzidas dentro da universidade.