Equipe da Ufla irá para o Amazonas participar do Projeto Rondon

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi selecionada para participar da Fase de Diagnóstico da Operação Nacional 2005 do Projeto Rondon.

O Ministério da Defesa recebeu 124 propostas de Instituições de Ensino Superior e selecionou 40 para participarem da 1ª fase. Deste grupo, a Ufla foi indicada considerando o seu perfil acadêmico, com ênfase em sua experiência em atividades de pesquisa e extensão, cujas propostas: gerem autonomia na região amazônica, propondo diagnóstico e formada por equipes interdisciplinares.

As ações do Projeto Rondon serão desenvolvidas no Estado do Amazonas (11 municípios e 2 localidades) e terão como objetivo realizar diagnóstico para identificar e analisar problemas e necessidades das comunidades selecionadas, com vistas a reunir subsídios e orientar o planejamento de operações mais amplas a serem executadas a partir de 2005.

A primeira fase do Projeto inicia em 15 de janeiro, no Amazonas, onde será feito o diagnóstico, a partir daí, serão definidos a necessidade de subsídios e um planejamento para o desenvolvimento de ações em 2005.

O Projeto Rondon, criado em 1967 e retomado pelo governo Lula, depois de 15 anos paralisado, visa a atuação de estudantes de graduação em ações comunitárias no interior do Brasil, especialmente junto a comunidades carentes.

A equipe da Ufla é composta pelo prof. Gilmar Tavares (coordenador) e os estudantes Juliana Fonseca, Vinícius Scarpa Sousa, Adriano Sales Coelho e Thiago Magalhães Meireles.