Fazenda Palmital recebe prêmio pela qualidade do leite

Em reconhecimento pelo trabalho criterioso que vem sendo desenvolvido na unidade de produção de leite da Fazenda Palmital pertencente à Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), da Universidade Federal de Lavras (Lavras), recebeu o prêmio de qualidade do leite.

O prêmio foi concedido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, Núcleo Zona da Mata, na categoria de rebanhos entre 51 e 76 lactações. O rebanho da Fazenda Palmital apresentou contagem de (CCS)20 mil células somáticas/ml, com 60 vacas em lactação.

Segundo o médico veterinário Flávio Neves Pereira, gerente da fazenda – para a obtenção de leite de alta qualidade, a fazenda conta com uma equipe de seis funcionários empenhados em seguir todos os procedimentos sanitários. Todo o trabalho é monitorado com base em análises. Além da contagem de células somáticas, feita pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Leite da Embrapa/Juiz de Fora, indicar o nível médio de 20 mil/ml, os laudos das análises de leite, emitidos pelo Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Ufla comprovam o acerto dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos, afirma Flávio Pereira.

A manutenção de um nível reduzido de CCS é consequência do trabalho rigoroso no controle da mastite e da sanidade do rebanho. Todos os animais são vacinados contra aftosa, brucelose, carbúnculo, além de exames, a cada seis meses de brucelose e tuberculose

A alta qualidade do leite está intimamente associada a um sistema de produção eficiente, com resultados econômicos bastante satisfatórios. O rebanho da Fazenda Palmital é composto por 120 animais Holandeses, de mamando a caducando (95% PO e o restante de animais cruzados com Jersey, Gir e Pardo-Suíço). São 64 vacas em lactação, que produzem 1.500 litros/dia, nume média de 23,5 litros/vaca. O intervalo entre partos gira em torno de 13,5 meses; um número que está sendo melhorado, confirma Flávio Pereira.

Esta premiação mereceu destaque na Revista Balde Branco, edição de novembro de 2004.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *