Normas para envio de resumos ao CIUFLA

1. Tipos de Resumos / Apresentação

Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes de graduação da UFLA e de alunos do ensino médio do Programa BIC Júnior.

Os resumos submetidos serão avaliados por uma comissão antes de serem aceitos pelo CIUFLA.

Todos os resumos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster e serão divulgados na biblioteca virtual do evento.

Os bolsistas de iniciação científica devem, necessariamente, ser primeiro autor de pelo menos um resumo. É obrigatória a participação de professor/orientador como autor e seu registro como autor do resumo.

2. Somente serão ACEITOS resumos que atendam aos itens a seguir:

  • Resumo com até 6 (seis) autores (incluindo o orientador);
  • inclusão do orientador como autor;
  • mínimo de 1.000 e máximo de 2.500 caracteres;
  • descrição do projeto e objetivo(s) da pesquisa, fundamentação teórica, metodologia da pesquisa e apresentação de resultados (ainda que preliminares ou parciais);
  • rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc..

3. NÃO serão aceitos:

  • Simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho sem resultados;
  • resumo de revisão bibliográfica apenas;
  • trabalho que não se caracterize como pesquisa científica;
  • resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
  • resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).

4. Inscrição do autor

a) Para enviar um resumo é necessário que o primeiro autor faça sua inscrição no site www.ufla.br/congressos no período de 11 de junho a 21 de julho de 2018.

b) após fazer a inscrição, o primeiro autor poderá submeter o(s) resumo(s).

c) Atenção: O autor que enviar o resumo é legalmente responsável por todo o seu conteúdo. A PRP é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.

d) Cada primeiro autor pode enviar até 3 (três) trabalhos.

5. Prazo de submissão de resumos

Inscrições on-line com submissão de resumos: 11 de junho a 21 de julho de 2018.

O primeiro autor deve se certificar de que o resumo foi submetido.

Para certificar-se de que o resumo foi enviado, acesse www.prp.ufla.br/ciuflasig e clique no link “Submetidos”. Na tela será/serão listado(s) o(s) trabalho(s) submetido(s). Alertamos que não serão aceitas modificações, inclusões ou exclusões após o encerramento do prazo de submissão de resumos.

6. Indicação do horário de apresentação do pôster

No período de 10 a 17 de setembro de 2018, o primeiro autor terá a opção de indicar a Sessão de Pôster na qual gostaria de apresentar seu trabalho.

Para sugerir o horário, basta acessar o site do CIUFLA (www.ufla.br/congressos) e selecionar no menu do CIUFLA > Sessões de Pôsteres > Selecionar Sessões > login e senha > Selecionar Sessões. Nessa página terá a possibilidade de sugerir o horário em que deseja apresentar o trabalho. Informamos, porém, que a PRP poderá, a seu critério, designar outra sessão para apresentação.

7. Horário das apresentações dos pôsteres

A partir do dia 24 de novembro, os autores deverão consultar no site www.ufla.br/congressos o horário oficial da apresentação do(s) pôster(es).

Apenas os trabalhos apresentados nas Sessões de Pôsteres terão os certificados disponibilizados e os resumos publicados na Biblioteca Digital do CIUFLA, a ser disponibilizado no site da PRP (www.prp.ufla.br).

8. Configurações e preparação do resumo

a) Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples;

b) o resumo deve ter até 2.500 caracteres, com espaços;

c) deve ser escrito em português ou inglês e conter exclusivamente texto;

d) não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.

e) Atenção: Antes de enviar o resumo, façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no mesmo.

9. Envio do resumo

a)     Antes de enviar o resumo é necessário:

  • Fazer a inscrição do primeiro autor;
  • estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
  • ter preparado e revisado o texto de acordo com as normas.

b) Passo a passo para envio do resumo:

  • Abra o resumo preparado no editor de textos;
  • no site do congresso (www.ufla.br/congressos), identifique o CIUFLA > menu “Resumos” > “Submeter resumos”. Abra o formulário on-line e preencha cada campo com a informação solicitada.

Importante:

  • Sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do “editor de textos” para o “formulário on-line” para evitar erros de digitação e quedas de rede;
  • se o formulário on-line ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
  • recomendamos que o primeiro autor se certifique de ter submetido o(s) resumo(s). Não serão aceitas modificações, inclusões ou exclusões após o encerramento do prazo de submissão de resumos.