Educação Física

Atividade Fisica para portador de cancer

Desenvolver um programa de atividade física na casa de apoio a portadores e sobreviventes de Câncer da cidade de Lavras. Através de esse programa buscar melhorar a qualidade de vida e auto-estima desses portadores, além da socialização que o mesmo busca alcançar através dos benefícios que a atividade física proporciona a população portadora de doenças crônica degenerativas. Gratuito.

Contato: Prof. Dr. Sandro Fernandes Silva
sandrofs@def.ufla.br
(35) 3829-5132

 

Atividade Física e Saúde para a Vida

O objetivo do projeto é oferecer atividades físicas diversificadas e orientadas para a população idosa da cidade de Lavras, bem como disponibilizar atividades de orientação sobre prevenção e promoção da saúde, adequadas às pessoas com idade igual ou acima de 60 anos.As atividades são oferecidas todas as terças e quintas-feiras das 15:00 às 16:00 no Ginásio Poliesportivo da UFLA. As atividades oferecidas, com duração de 1 hora, são diferentes tipos de ginástica e danças, hidroginástica, musculação, caminhada, atividades esportivas e recreativas adaptadas, palestras sobre temas relacionados à promoção da saúde entre outras. O projeto é gratuito e é oferecido desde 2009. Além do atendimento direto ao idosos, o projeto permite também a participação de estudantes de graduação do curso de Educação Física como estagiários e monitores (voluntários e bolsistas). Este projeto recebeu financiamento da FAPEMIG (2010-2012).

Contato: Profa. Dra. Priscila Carneiro Valim-Rogatto / Prof. Dr. Gustavo Puggina Rogatto
lappex@yahoo.com.br ou gustavorogatto@yahoo.com.br
3829 5136 ou 3829 1949

 

Cinema Com Vida: por uma educação dos sentidos e da reflexão crítica a partir dos clássicos do cinema.

O cinema tem sido utilizado com progressiva frequência por docentes e licenciandos de diferentes áreas do conhecimento, mas esta utilização poderia ser auxiliada por análises acadêmicas desenvolvidas na UFLA, considerando que as dificuldades para a escolha e o desenvolvimento do trabalho com filmes são imensas. Uma delas é a relação pouco desenvolvida com a sétima arte, na medida em que deixam de buscar conhecimentos sobre o cinema enquanto um produto cultural que expressa o desenvolvimento tecnológico ocorrido ao longo do tempo e como ele exerce influência nas formas perceptivas no século XXI. Este projeto de extensão visa contribuir para a construção de uma perspectiva de formação docente que considere que o cinema pode promover a educação dos sentidos e da reflexão crítica. Com este intuito, serão exibidos semanalmente filmes clássicos que influenciaram a produção cinematográfica da atualidade, bem como discutir a recepção que estas encontram entre professores e futuros professores.

Entrada gratuita todas as quartas-feiras, às 14 horas, no Museu de História Natural – Campus histórico da UFLA.

Contato: cinemacomvida0@gmail.com
http://cinemacomvida.blogspot.com
(35) 3829-5133

 

Escola de Circo nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Temos como ponto de partida desse projeto a relação existente entre as aulas de Educação Física Escolar e o elemento cultural circo, ou seja, uma prática centenária apreciada pela maioria das crianças e presente no imaginário dos adultos. Levamos em consideração a necessidade da inserção das atividades circenses de alto valor sócio-cultural em um espaço escolarizado com o objetivo de trabalhar o seu potencial cultural, corporal, lúdico e educacional. Nosso público alvo focaliza as crianças matriculadas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lavras-MG.

Contato: Prof. Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
fabioreis@def.ufla.br
(35) 3829-5135 

 

Intervenções pedagógicas utilizando Jogos/Esportes não-convencionais.

Compreendemos a Educação Física como componente curricular da Educação Básica com ampla possibilidade de tematizar a diversidade de práticas da cultura corporal de movimento. Ao observarmos as dificuldades que a instituição escolar encontra para selecionar e inserir esse amplo leque de manifestações que corresponde à dimensão da cultura lúdica e a construção de técnicas de desenvolvimento corporal que, além de facilitar o ensino de diversos conteúdos, cria condições para que o aluno desenvolva aspectos de formação humana como a criatividade, a imaginação e a sociabilidade. Dessa forma, sugerimos como proposta de extensão as Intervenções pedagógicas utilizando Jogos/Esportes não-convencionais, uma vez que possui uma proposta inovadora de oportunizar novas experiências (para além dos esportes convencionais como vôlei, basquete, futebol e handebol), para alunos de 6 a 12 em uma escola pública de Lavras-MG.

Contato: Prof. Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
fabioreis@def.ufla.br
(35) 3829-5135 

 

CRIA LAVRAS

O CRIA Lavras foi criado em 2010, a partir de um grupo de iniciação ao atletismo na UFLA, tendo as escolas públicas como base. Inicialmente restrito às crianças dos arredores da Universidade o projeto foi ampliado para toda a cidade, incluindo jovens de outras cidades da microrregião e outras do sul de minas. O projeto e universitários são distribuídos por várias escolas públicas de Lavras. Na UFLA, Com 4 a 6 sessões de atividades semanais, os participantes foram então subdivididos em pequerruchos (até 10 anos), iniciantes (até 13 anos), intermediários (até 15 anos) e avançados (+ 15 anos), com atividades de dança, lutas, esportes coletivos e jogos pré-desportivos para os mais jovens. Além disso, foram incorporadas sessões de atividades culturais e aulas de complementação nas disciplinas da área de exatas/biológicas.

Contato: Prof. Fernando Roberto de Oliveira
(35) 9132-9727 / 3829-1293/3829-5134

 

Ginástica na UFLA

O objetivo deste projeto é desenvolver no DEF aspectos inerentes às modalidades oficiais de Ginástica: Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica Para Todos, em diferentes níveis, da iniciação ao alto rendimento, e categorias, infantil, infanto juvenil, juvenil e adulta. A partir do desenvolvimento das modalidades citadas, oportunizar aos nossos alunos a vivência prática destas, bem como constituir uma equipe de Ginástica Aeróbica que irá representar a UFLA em Campeonatos, Torneios e Eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Como objetivo final, criar uma base de dados para pesquisa e investigação de atletas e praticantes das modalidades nos seus vários níveis, em diferentes linhas de pesquisa, como por exemplo, Psicologia do Esporte, Comportamento Motor, Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo, dentre vários outros.

Turmas de iniciação de 5 a 7 anos – Turma 1: terças e quintas; Turma 2: quartas e sextas, das 9h às 10h
Turma intermediária de 8 a 13 anos – segundas, quartas e sextas das 17:50 às 19h
Equipe Universitária – terças, quintas e sextas das 15h às 17h
Equipe de Competição – segunda a sexta das 14h às 19h

Contato: Prof. Ddo. Luiz Henrique Rezende Maciel
3829-5268

 

FESTIVAL VIVAVÔLEI

O Festival VivaVôlei, atividade integrante do Projeto, busca reunir em uma manhã todas as crianças interessadas em praticar o voleibol, tornando a modalidade prazerosa e festiva. Várias quadras são montadas para que diversos atletas joguem juntos. E para aqueles que estão aguardando disponibilidade nas quadras, várias atividades recreativas são oferecidas. São sorteados diversos brindes e todos os participantes agraciados. Este festival é realizado 4 vezes no ano, sendo 2 em cada semestre letivo (1 no início e 1 no final), como parte das avaliações das disciplinas Organização, Gestão e Marketing em Educação Física e Esportes e Esportes Coletivos I – Voleibol. Os alunos organizam e realizam todas as atividades, sob supervisão do professor das disciplinas, Marcelo de castro Teixeira, e ajudas dos integrantes do Grupo de Estudos em Voleibol – GREV. Os festivais são realizados no Ginásio Poliesportivo do 8º Batalhão de Polícia Militar, numa parceria com o Projeto Curumim, e Ginásios Poliesportivos 1 e 2 da UFLA, no DEF. A média de atendimento em cada festival gira em torno de 250 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 15 anos.

Contato: Prof. Marcelo de Castro Teixeira
marceloc@def.ufla.br
3829-1298

 

PROJETO ESCOLA DE ESPORTES UFLA

O Projeto Escola de Esportes foi iniciado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2007 visando à iniciação esportiva destas modalidades. Este é um programa de iniciação aos esportes coletivos e individuais com objetivos educacionais e sociais além do desenvolvimento tático, técnico e físico para possível detecção de talentos. As atividades são oferecidas para as crianças 7 a 14 anos três vezes por semana (90 minutos por aula) no Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que conta com dois Ginásios Poliesportivos, Sala de Ginástica, um Estádio e outras dependências que são utilizadas para as mais diversas atividades. São oferecidas atividades esportivas gerais (movimentos fundamentais e técnicos) de esportes coletivos e individuais para as crianças de 7 a 10 anos, respeitando a individualidade biológica. Para as crianças 11 a 14 anos são realizados trabalhos para a aprendizagem específica das modalidades visando às competições regionais e estaduais. Como resultado foi notado uma melhora na aprendizagem motora, na socialização e no aspecto cognitivo das cerca de 200 crianças que integram o projeto anualmente, assim como nas competições a nível regional e estadual. O projeto continua em constante crescimento, já que a cada semestre detecta-se uma maior procura pela prática dos esportes.  As crianças apresentaram melhoria na disciplina e respeito uma com as outras e com os monitores do projeto, o que implica em uma melhor qualidade de vida. O projeto também apresenta uma interface com outros projetos desenvolvidos no DEF, tais como o Minas Olímpica, Viva Vôlei, PETI, Curumim, Voleibol nas Escolas, o que possibilita uma maior divulgação e procura dos esportes envolvidos no projeto.

Contato: Prof. Marcelo de Castro Teixeira e Prof. Fernando Roberto de Oliveira.
marceloc@def.ufla.br
3829-1298

 

Projeto VivaVôlei

O VivaVôlei é um Projeto de iniciação ao Voleibol cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte. O Projeto foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol, a entidade máxima da modalidade no país e em 2003 a CBV criou o Instituto VivaVôlei para gerenciar o Projeto. O projeto VivaVôlei instituiu, para educar e socializar e para a aprendizagem do voleibol, o “mini-vôlei” como um método de iniciação simplificado e adaptado às capacidades e necessidades das crianças, tendo como princípio básico a formação lúdica, com formação de turmas mistas de crianças de 07 a 14 anos, adequação do tamanho da quadra, do peso da bola, altura da rede e das regras do jogo a esta faixa etária. Na UFLA o projeto é realizado no DEF, atendendo à comunidade lavrense nos períodos da manhã e tarde. Em Lavras o projeto tem o apadrinhamento dos atletas Marcelle Mendes e André Heller, que viabilizaram junto à CBV a vinda do VivaVôlei para a cidade. 

Contato: Prof. Marcelo de Castro Teixeira.
marceloc@def.ufla.br
3829-1298