Administração e Economia

Ao Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) estão vinculados os cursos de graduação em Administração (presencial) e Administração Pública (presencial e a distância), além de mestrado e doutorado acadêmico em Administração, e mestrado profissional em Administração Pública. No DAE são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo professores e alunos. Além dos diversos grupos de pesquisa, também atuam grupos como o PET Administração, a UFLA Júnior (empresa júnior) e a Incubacoop (incubadora de cooperativas).

Localização: campus da Universidade Federal de Lavras, Blocos I, II e III

Horário de funcionamento das secretarias (de segunda a sexta-feira):

Secretaria da chefia: de 8h às 12h e de 14 às 18h.

Telefone: 3829-1786. E-mail: chefiadae@dae.ufla.br

Secretaria geral: de 8h às 12h e de 14h às 22h.

Telefone: 3829-1441. E-mail: secdae@dae.ufla.br

Secretaria da pós-graduação em administração (mestrado e doutorado em administração): de 8h às 12 e de 14 às 18h.

Telefone: 3829-1446. E-mail: ppga@posgrad.ufla.br

Secretaria do mestrado profissional em administração pública: de 14h às 18h e de 19h às 22h.

Telefone: 3829-5161. E-mail: ppgapublica@dae.ufla.br

Núcleo de estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS)
O NEAPEGS é um núcleo de pesquisa que procura gerar conhecimentos e desenvolver atividades em torno da interface entre administração pública e gestão social, estimulando práticas democráticas de gestão. Tem como objetivos: realizar pesquisas na área de administração pública, gestão social e economia solidária; promover eventos científicos e culturais relacionados à sua área temática; gerar conhecimentos relacionados à gestão democrática para organizações públicas e sociais; desenvolver metodologias científicas de formação de indicadores de desenvolvimento sustentável para tomada de decisões no âmbito da administração pública municipal e estadual; estimular pesquisas em profundidade por meio de estudos de casos de organizações públicas e sociais e de rede de organizações voltadas para o desenvolvimento regional sustentável.
Responsável: Prof. José Roberto Pereira. E-mail: jpereira@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1458.

Laboratório de estudos transdisciplinares (LETRA)

O grupo LETRA tem como proposta central desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo do conhecimento da administração por meio do exercício transdisciplinar, de acordo com as linhas de pesquisa definidas. Os membros do grupo desenvolvem projetos voltados para ensino, pesquisa e também projetos de extensão.

Responsáveis: professora Flávia Luciana Naves Mafra (E-mail: flanaves@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1093) e professora Cléria Donizete da Silva Lourenço (E-mail: cleria@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1997).

Núcleo de estudos em organizações gestão e sociedade (NEORGS)

O NEORGS reúne pesquisadores dedicados à realização de análises de organizações públicas, privadas, sem fins lucrativos e familiares e sua inserção social e ambienta, com enfoque nas relações de trabalho, gestão, poder e identidade. O núcleo promove a realização de pesquisas científicas nestas áreas, além da organização de eventos, consultorias, publicações de artigos de científicos, capítulos de livros e todas as formas de divulgação.

Responsável: professora Mônica Carvalho Alves Capelle (E-mail: edmo@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1752).

Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.nucleoestudo.ufla.br/neorgs/

 Grupo de estudos em gênero e diversidade em movimento (GEDIM)

Este grupo de pesquisa foi criado para conduzir atividades de pesquisa e extensão voltadas para grupos em situações de risco social, tendo como eixos fundamentais as seguintes temáticas: relações de gênero em transversalidade com etnia/raça e classe, movimentos sociais, teorias de desenvolvimento e controle social de políticas públicas, agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária, meio ambiente e direito agrário, extensão rural e universitária e tecnologias sociais. Conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFLA, como administração, agronomia, engenharia florestal e zootecnia, estando aberto para outros cursos. Entre outras atividades, presta assessoria ao Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras e ao Grupo de Mulheres Olhos d’água, de Guapé.

Responsável: professora Maria de Lourdes Souza Oliveira (E-mail: julinet@dae.ufla.br. Telefone 3829-1451).

Grupo de pesquisa em marketing e comportamento do consumidor (GECOM)

Este grupo se dedica ao estudo dos fatores que influenciam as decisões de compra e consumo. As linhas de pesquisa se concentram no marketing de alimentos, marketing de serviços e marketing societal e consumo consciente.

Responsáveis: professores Daniel Carvalho de Rezende (E-mail: danielrezende@dae.ufla. BR. Telefone 3829-1091) e Ricardo de Souza Sette (E-mail: ricsouz@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1450).

Grupo de estudos em estrutura, dinâmica e gestão de cadeias produtivas

Grupo de pesquisadores voltados para o estudo das áreas de organizações urbanas, rurais, públicas e privadas; estruturas e processos organizacionais; estratégias mercadológicas, mercado futuro e comportamento do consumidor; formação de preços de commodities agrícolas, cenários internacionais; coordenação e competitividade dos sistemas produtivos; ambiente tecnológico; economia de recursos naturais e ambientais; formulação, implantação e análise de políticas públicas para o agronegócio.

Responsáveis: professor Antônio Carlos dos Santos (E-mail: acsantos@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1757) e Ricardo Pereira Reis (E-mail: ricpreis@dae.ufla.br. Telefone 3829-1448).

Grupo de estudos em redes, estratégia e inovação (GEREI)

A proposta do grupo é estudar a dinâmica dos diferentes arranjos organizacionais e suas implicações, teóricas e empíricas, para o contexto organizacional.

Responsável: professor Cleber Carvalho de Castro (E-mail:clebercastro@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1094).

Grupo de estudos em economia industrial e negócios internacionais (GEINI)

Neste grupo, os estudos abordam temas relacionados a economia industrial, alianças estratégicas, arranjo produtivo local, redes de inovações, redes organizacionais e relações interorganizacionais.

Responsável: professora Cristina Lelis Leal. (E-mail: ccalegario@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1457).

Centro de Inteligência em Mercado (CIM)

Centro de estudos em agropecuária cujo objetivo é disseminar informações técnicas, econômicas e fundamentais que auxiliem e influenciem as cadeias produtivas das grandes culturas. Por meio da busca e exame de dados, informações, contextualizações, entre outros, o CIM busca contribuir para a melhoria e a otimização dos processos de produção, comercialização, beneficiamento e distribuição desses produtos. É formado por um grupo de pesquisadores e alunos de diferentes áreas, cujo interesse maior é o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Responsável: professor Luiz Gonzaga de Castro Junior (E-mail: lgcastro@dae.ufla.br. Telefone 3829-1443).

Outras informações no site www.agrocim.com.br

 Índices de preços (IPC, IPP e IPR)

Os índices mensais de preços ao consumidor e de preços pagos e recebidos pelo produtor rural são calculados em pesquisas conduzidas por professores do DAE.

. Índice de preços ao consumidor (IPC) – Coordenador: professor Ricardo Pereira Reis (E-mail:  ricpreis@dae.ufla.br. Telefone 3829-1448).

. Índice de preços pagos (IPP) e índice de preços recebidos (IPR) pelo produtor rural. Responsável: professor Renato Elias Fontes. E-mail: refontes@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1467.

PET Administração

O Programa de Educação Tutorial (PET) é voltado para a formação de valores éticos e para a formação de cidadãos que tenham consciência, não só econômica, política e legal, mas principalmente social e ambiental. Sob a orientação de um professor tutor, um grupo de alunos de graduação em administração realiza atividades extracurriculares, por meio das quais buscam a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Professor tutor do PET Administração: professor Ricardo de Souza Sette (E-mail: ricsouz@dae.ufla.br. Telefone: 3829-1450).

O PET Administração está localizado no Departamento de Administração e Economia, Bloco III, sala 202, no campus da UFLA. E-mail: petadmufla@gmail.br. Telefone: 3829-1753.

UFLA Júnior Consultoria Administrativa

Formada por alunos do curso de administração, a UFLA Júnior presta serviços de consultoria a empresas de Lavras e da região. Com o suporte dos professores do curso, funciona como uma verdadeira empresa de consultoria, desenvolvendo projetos nas diferentes áreas da Administração.

Funciona no bloco I do Departamento de Administração e Economia, no campus da UFLA. E-mail: uflajr@uflajr.com.br. Telefone: 3826-1766.

Responsável: professor Luiz Marcelo Antonialli (E-mail: lmantonialli@uol.com.br. Telefone: 3829-1461).

Outras informações no site www.uflajr.com.br

 INCUBACOOP
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, INCUBACOOP, presta assessoria gerencial a grupos de pessoas que desejam constituir uma cooperativa popular. Sendo um projeto de extensão que visa à organização dos grupos e à posterior constituição de uma cooperativa, adota uma metodologia participativa de incubação. Para cumprir seu objetivo, executa atividades, como a realização de Diagnóstico Rápido Participativo e Emancipador (DRPE) e o Método Altadir de Planificação Popular (MAPP). Ainda oferece cursos de formação, capacitação e requalificação técnica do grupo incubado; ministra palestras educacionais e reuniões periódicas durante todo o processo de incubação até a formação do empreendimento;
participação dos membros dos grupos em eventos como congressos, conferências, encontros, etc.; prestação de assessoria técnica, contábil, administrativa, financeira, marketing e jurídica e formação em educação associativista ou cooperativista, conforme a demanda dos grupos.

A abordagem metodológica de estruturação da incubação dos empreendimentos coletivos está fundamentada no processo de educação dialógica.

Responsável: professor José Roberto Pereira (E-mail: jpereira@dae.ufla.br)

E-mail: incubacoop@yahoo.com.br. Telefone: 3829-1458.

Revista Organizações Rurais e Agroindustriais

Periódico científico voltado para a divulgação de trabalhos nas áreas de gestão de cadeias agroindustriais, gestão social, ambiente e desenvolvimento, organizações/associativismo, mudança e gestão estratégica, economia rural, extensão rural e sociologia rural.

Disponível no endereço eletrônico: www.revista.dae.ufla.br

Responsável: professora Cristina Lelis Leal Calegario (E-mail: revistadae@dae.ufla.br. Telefone 3829-1762).