Medicina Veterinária

1. HOSPITAL VETERINÁRIO

Serviços  prestados:  além  de  atuar  no  âmbito  do  ensino  e  pesquisa,  o  Hospital Veterinário oferece serviços de medicina veterinária à comunidade local e regional nas  áreas  de  Clínica  e  Cirurgia  de  Pequenos  e  Grandes  Animais  Domésticos  e Silvestres, Cardiologia, Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes, Dermatologia, Inseminação Artificial e Reprodução Animal, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Fisioterapia para equinos, realização  de  exames  laboratoriais,  exames  de  Radiologia  e  Diagnóstico por Imagem (Ultrassom e Eletrocardiograma), Exames de Necropsia, Histopatologia e Citopatologia  e  Vacinação  Preventiva.  Dispõe  de  uma  unidade  de  atendimento intensivo (UTI) para atendimentos de urgência e emergência.

1.1 Local: Campus Universitário UFLA, s/nº. Centro, Lavras/MG, Caixa Postal 3037, Departamento de Medicina Veterinária.

1.2 Telefone: (35) 3829-1245.

1.3 Público-alvo: comunidade  local  e  regional  incluindo  as  clínicas veterinárias  da região.

1.4 Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h00 às 18:00.

1.5 Outras  informações: com  o  objetivo  de  minimizar  os  problemas  inerentes à superpopulação de animais domésticos, o Hospital Veterinário, implantou a Campanha de Castração,  utilizando  o  método  de  esterilização  cirúrgica.  O  projeto visa  facilitar  o  acesso  da  população  carente  às  cirurgias  de  castração  de  cães  e gatos.  O  cadastro  deve  ser  feito  na Secretaria do Hospital Veterinário pelo telefone: (35) 3829-1245.

Website: http://www.dmv.ufla.br

2. SETOR DE PATOLOGIA VETERINÁRIA

2.1 Serviços prestados:     Serviços de diagnósticos através de necropsia, histopatologia, citologia e imunoistoquímica para Neospora caninum e Toxoplasma gondii.

2.2 Local: Campus Universitário UFLA, s/nº. Centro, Lavras/MG, Caixa Postal 3037. Departamento de Medicina Veterinária.

2.3 Telefone: 3829-1245 / 3829-1732.

2.4 Público-alvo: comunidade  local  e  regional  incluindo  as  clínicas  veterinárias  da região.

2.5 Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h00 às 18:00.

2.6 Outras informações: Além dos serviços prestados no Setor de Patologia, os professores e estagiários também se deslocam às propriedades rurais com problemas de mortandades. O objetivo principal é disponibilizar aos proprietários rurais, veterinários e técnicos de campo os serviços de diagnóstico patológico de doenças através de necropsias e coleta de materiais para exames histopatológicos e outros que se fizerem necessários para o diagnóstico do caso. As visitas às propriedades objetivam a melhor coleta de dados e avaliação de condutas de manejo, alimentação e controle de doenças empregadas no local para propor soluções mais apropriadas para reduzir os prejuízos do produtor.

Na área de animais de companhia e silvestres tem por objetivo auxiliar no diagnóstico de doenças através de citologia aspirativa, histopatologia e quando necessário necropsia, evitando com isso a exposição de proprietários a doenças perigosas e transmissíveis ao homem como, por exemplo, raiva, leptospirose, esporotricose e leishmaniose.

2.7 Website: http://www.dmv.ufla.br

3. SETOR DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA

3.1 Serviços prestados: exames Parasitológicos de fezes, Biocarrapaticidograma, Teste de Resistência à Carrapaticidas, exames Bacteriológicos (culturas e antibiogramas), Diagnóstico de Mastites Bovino, Diagnóstico de Doenças de Peixes Cultivados.

3.2 Local: Campus Universitário UFLA, s/nº. Centro, Lavras/MG, Caixa Postal 3037. Departamento de Medicina Veterinária.

3.3 Telefone: 3829-1736

3.4 Público-alvo: comunidade  local  e  regional  incluindo  as  clínicas  veterinárias  da região.

3.5 Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h00 às 18:00.

3.6 Website: http://www.dmv.ufla.br