Fitopatologia

O Departamento de Fitopatologia presta diversos serviços à comunidade através da diagnose de doenças de plantas, certificação de sementes e mudas, treinamento de produtores para manejo de doenças e fornecendo a infraestrutura para utilização de seus equipamentos, conforme descrição detalhada abaixo:

 

Clinica fitossanitária: presta serviço de diagnose a produtores de todo o Brasil. São feitas em média 70 diagnoses por mês, mais que milem 2011. A clínica conta com a colaboração de diversos professores do departamento para a diagnose de doenças em suas áreas de especialidade.

 

Análise sanitária de sementes e mudas:o Departamento está credenciado pelo Ministério da Agricultura para emitir boletins oficiais de análises sanitárias de sementes e mudas para a presença de fungos, bactérias, nematoides e vírus fitopatogênicos.

a)       O laboratório de patologia de sementes encontra-se preparado para realizar testes de sanidade de sementes em geral, em atendimento aos programas oficiais de governo e de produtores que procuram por este tipo de suporte. Ao longo dos últimos anos o laboratório tem tido uma demanda anual média de 550 análises, para detecção de fungos e de outros agentes, com o suporte dos demais setores do DFP.

b)       O Departamento de Fitopatologia, através do Centro de Indexação de Vírus de Minas Gerais, realiza análise de fitoviroses de diversas culturas e cujo foco principal éo complexo de vírus de batata para certificação sanitária de tubérculos de batata-semente. O laboratório tem capacidade para processamento de 1260 amostras por dia e tem atendido a demanda de produtores com o processamento de até 187 mil amostras para diagnose de fitoviroses por ano.

c)       No nosso laboratório de nematologia são realizadas as diagnoses e quantificações de nematoides fitopatogênicos. São realizas análises de solo e raízes para a presença de nematoides em todas as culturas agrícolas de diversas regiões do país. No ano de 2011 foram realizadas 1746 análises.

 

Fornecimento de infraestrutura e equipamentos para atividades multidisciplinares: diversos laboratórios possuem equipamentos únicos em nossa instituição e isso tem contribuído para atender demandas de empresas públicas e privadas para a realização de análises de pesquisa ou diagnose.

a)       Além de análises de sanidade de sementes, o setor de patologia de sementes realiza parcerias com empresas na área de tratamento de sementes e outros tipos de consultas de diagnose oriundos de demandas individuais de agricultores nesta área de sanidade de sementes.De grande valor tem sido a participação dos membros do setor de patologia de sementes em apoio aos programas de governo e ajuda a outros colegas de Instituições de ensino e pesquisa no país.

b)       Dispomos em nosso Departamento de uma infraestrutura única na UFLA para atividades de microscopia. O laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural é um laboratório multiusuário e oferece treinamento para a comunidade da Ufla e usuários externosparao uso dos aparelhos de microscopia de luz e eletrônica através de cursos oferecidos aos alunos, servidores e técnicos de universidades e centros de pesquisa públicos e privados. Esta estrutura também é disponibilizada para desenvolvimento de pesquisas e para analises de amostras para empresas do setor industrial. Por ano são treinados mais de 150 usuários.

 

Treinamento e assistência técnica a produtores: professores do nosso departamento têm atendido a demanda de produtores para treinamento em diagnose e manejo de doenças de plantas. Um dos projetos é realizado em colaboração com o Departamento de Entomologia, para treinamento de produtores urbanos de hortaliças de Lavras em diagnose e manejo de doenças de plantas.