Divulgado edital do Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 25/3, Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 com o cronograma e regras da edição. A solicitação de isenção pode ser feita entre os dias 1 e 10/4. As inscrições devem ser feitas entre os dias 6 e 17/5, no sistema Enem. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10/11.

A taxa de inscrição será de R$ 85. Tem direito à isenção o participante que:

– Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;

– Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda com Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Solicitação de isenção e justificativa de ausência – Os três perfis de participantes que têm direito à isenção da taxa devem fazer a solicitação entre 1º e 10 de abril, por meio do Sistema Enem. Os documentos aceitos para solicitação de isenção estão listados no anexo II do edital. O participante que já teve isenção no ano passado, faltou aos dois dias de prova, e quer isenção também em 2019, precisa cumprir uma etapa a mais: fazer a justificativa de ausência, também entre 1º e 10 de abril, no Sistema Enem. Os documentos aceitos para justificativa de ausência estão listados no anexo III do edital.

Inscrição – O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 17 de abril. Se forem negados, o participante tem direito a recorrer da decisão entre 22 e 26 de abril. Se forem aprovados, não significa que o participante está inscrito. Todos os participantes precisam fazer inscrição, inclusive aqueles que tiverem a isenção aprovada. O período de inscrição será de 6 a 17 de maio, também no Sistema Enem. A taxa de inscrição pode ser paga até 23 de maio.

Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado, específico e por nome social aos participantes que comprovarem necessidade. Além dos três tipos de atendimentos, são mais de 13 recursos de acessibilidade. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos deverão informar, durante a inscrição, se usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares. As solicitações, com exceção do nome social, devem ser feitas durante a inscrição.

Cronograma Enem 2019

1 a 10/4 Solicitação de isenção e justificativa de ausência
17/4 Resultado da solicitação de isenção e justificativa de ausência
22 a 26/4 Recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência
2/5 Resultado do recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência
6 a 17/5 Inscrição e solicitação de atendimento específico e especializado
6 a 23/5 Pagamento da taxa de inscrição
3 e 10/11 Provas


NA UFLA

60% das vagas dos cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de 2020 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), cujas vagas são preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem. No segundo semestre, 100% das vagas serão ofertadas pelo SiSU.

A prova do Enem também funciona como a 3ª Etapa para os candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), que preenche 40% das vagas ofertadas pela Universidade na graduação presencial em 2020/1º.

Saiba mais sobre o SISU na UFLA

Saiba mais sobre o PAS/UFLA

Confira os cursos ofertados pela UFLA

 

Com informações do Inep.

Recepção de calouros: mais de mil estudantes iniciam uma nova etapa na UFLA

Gentileza solicitar descrição da imagem

A recepção dos calouros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi realizada nesta quarta-feira (13/3). Com o início do semestre letivo, 1.044 estudantes iniciam uma nova etapa de sua formação. Os calouros assistiram ao vídeo institucional e, em seguida, receberam as boas-vindas do pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins.

Em seguida, o gerente da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Lavras, Júlio César Walwitz Cardoso, conversou com os estudantes sobre a prevenção de zoonoses na cidade. A recepção contou ainda com a presença do tenente da Polícia Militar Sanges Marques Guimarães, que deu dicas de trânsito e segurança pública.

Em seguida, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, recepcionou todos, apresentou a equipe de pró-reitores e os coordenadores dos cursos. “Caso ocorra algum problema, vocês podem procurar os coordenadores dos cursos, que muitas vezes farão o papel dos seus pais que estão distantes”. Além disso, salientou o cuidado da UFLA para com os estudantes. “Temos aqui o Restaurante Universitário a preço acessível, e serviços totalmente gratuitos como o Mamute para transporte interno, consultórios odontológicos, posto médico que funciona em período integral, entre outros”.

Em sua fala, também enfatizou o compromisso que os estudantes devem ter com o seu futuro, com as suas famílias, com a instituição que representam e com o país, que investe na sua formação. “Não se deixem atrair pelos excessos. É preciso ter equilíbrio entre estudar e se divertir”. E, ainda o compromisso como embaixadores da UFLA. “É preciso que vocês saiam da UFLA mais preparados. Sejam cidadãos solidários, que respeitem a todos. Aqui na UFLA respeitamos toda diversidade que existe”.

IMG 9215E, entre tantos novos estudantes, entusiasmados com todas as novidades, havia ali uma mãe: Marcilene Calixto, 50 anos, acompanhada da sua filha Isabela Callixto, 24. A novidade é que desta vez Marcilene é a caloura. Já formada em Letras e com especialização em psicopedagogia, ela ingressa agora no curso de Pedagogia na UFLA. “Até me emocionei quando tocou o hino nacional. É a realização de um sono estar aqui na UFLA, em uma universidade pública, tão conceituada. Estou muito feliz com essa oportunidade”. A filha, Isabela, também é estudante na UFLA, no curso de Nutrição. “Estou aqui para dar o máximo de apoio”.

Confira todas as fotos no Facebook da UFLA