Recepção de Calouros 2019/2 – atividades têm início em 14/8

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza entre os dias 14 e 16/8 a recepção dos calouros 2019/2. As atividades promovidas pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) buscam integrar os novos estudantes e apresentar as estruturas dos cursos e da Universidade.

No primeiro dia, às 9h, será realizado o encontro com o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. O credenciamento tem início às 8h30. Entre os dias 14/8 e 15/8, os estudantes se reúnem com a coordenação dos cursos, em horários definidos na programação. Na oportunidade, os calouros recebem também um kit com sacola ecológica, caneca e o cartão de identificação, documento com o qual terão acesso a serviços da Instituição. No dia 16/8, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) recepciona os novos estudantes no Centro de Integração Universitária (Ciuni) às 14h.

A presença na Semana de Recepção de Calouros é obrigatória todos os dias, de acordo com a resolução 473 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Caso o estudante não possa comparecer, deve apresentar justificativa junto à PRG. Em seu Art. 41, a resolução dispõe que:

“§ 1º O estudante ingressante que, sem justificativa, deixar de frequentar atividades previstas para a Recepção de Calouros será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade e será convocado para matrícula o candidato imediatamente subsequente na lista de classificação.
§ 2º A justificativa referida no parágrafo anterior deverá ser protocolada na PRG, ou em setor por ela designado, no prazo
máximo de até 2 (dois) dias úteis após a falta na atividade da Recepção de Calouros.
(O formulário para justificativa de ausência está disponível no site prg.ufla.br).”

Acesse aqui a programação completa da Recepção de Calouros 2019/2.

 

Inscrições para o SiSU – UFLA está entre as 20 IES com maior oferta de vagas

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para concorrerem às vagas nas instituições de ensino públicas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na redação. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 7/6, pelo site do SiSU.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as 20 instituições de ensino superior com maior oferta de vagas no País e a 2ª no estado de Minas Gerais: são 1330 vagas para o segundo semestre de 2019 em 31 cursos de graduação presenciais no câmpus em Lavras.

Os interessados devem consultar o Termo de Adesão da UFLA ao Sisu, documento que contém informações sobre os cursos participantes, com os respectivos números de vagas; os pesos e as notas mínimas estabelecidos pela UFLA, bem como os documentos necessários para matrícula.

O resultado da chamada regular sai em 10/6. As matrículas devem ser realizadas de 12 a 17/6. O prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 11 a 17/6. A convocação ocorre após o dia 19/6.

Cronograma do Sisu 2019/2:

4/6 a 7/6 – Período de inscrições

10/6 – Resultado da chamada regular

12/6 a 17/6 – Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular

11/6 a 17/6 – Manifestação de interesse em participar da lista de espera

18/6 – Disponibilização da lista de espera para as instituições

A partir de 19/6 a 30/8– Convocação dos candidatos da lista de espera

Nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.

As notas de corte para cada curso são baseadas no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O cálculo é usado apenas com uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não garante a seleção para a vaga ofertada.

O candidato do Sisu pode solicitar até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Confira a apresentação completa aqui.

Com informações do Ministério da Educação

Divulgado edital do Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 25/3, Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 com o cronograma e regras da edição. A solicitação de isenção pode ser feita entre os dias 1 e 10/4. As inscrições devem ser feitas entre os dias 6 e 17/5, no sistema Enem. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10/11.

A taxa de inscrição será de R$ 85. Tem direito à isenção o participante que:

– Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;

– Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda com Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Solicitação de isenção e justificativa de ausência – Os três perfis de participantes que têm direito à isenção da taxa devem fazer a solicitação entre 1º e 10 de abril, por meio do Sistema Enem. Os documentos aceitos para solicitação de isenção estão listados no anexo II do edital. O participante que já teve isenção no ano passado, faltou aos dois dias de prova, e quer isenção também em 2019, precisa cumprir uma etapa a mais: fazer a justificativa de ausência, também entre 1º e 10 de abril, no Sistema Enem. Os documentos aceitos para justificativa de ausência estão listados no anexo III do edital.

Inscrição – O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 17 de abril. Se forem negados, o participante tem direito a recorrer da decisão entre 22 e 26 de abril. Se forem aprovados, não significa que o participante está inscrito. Todos os participantes precisam fazer inscrição, inclusive aqueles que tiverem a isenção aprovada. O período de inscrição será de 6 a 17 de maio, também no Sistema Enem. A taxa de inscrição pode ser paga até 23 de maio.

Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado, específico e por nome social aos participantes que comprovarem necessidade. Além dos três tipos de atendimentos, são mais de 13 recursos de acessibilidade. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos deverão informar, durante a inscrição, se usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares. As solicitações, com exceção do nome social, devem ser feitas durante a inscrição.

Cronograma Enem 2019

1 a 10/4 Solicitação de isenção e justificativa de ausência
17/4 Resultado da solicitação de isenção e justificativa de ausência
22 a 26/4 Recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência
2/5 Resultado do recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência
6 a 17/5 Inscrição e solicitação de atendimento específico e especializado
6 a 23/5 Pagamento da taxa de inscrição
3 e 10/11 Provas


NA UFLA

60% das vagas dos cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de 2020 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), cujas vagas são preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem. No segundo semestre, 100% das vagas serão ofertadas pelo SiSU.

A prova do Enem também funciona como a 3ª Etapa para os candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), que preenche 40% das vagas ofertadas pela Universidade na graduação presencial em 2020/1º.

Saiba mais sobre o SISU na UFLA

Saiba mais sobre o PAS/UFLA

Confira os cursos ofertados pela UFLA

 

Com informações do Inep.