Escolas serão equipadas para ampliar a inclusão de alunos

Portal MEC, 16/07/07

Escolas de educação básica da rede pública de todas as unidades da Federação terão salas de recursos multifuncionais para apoiar o atendimento educacional especializado. Ao todo, 500 escolas contarão com salas multifuncionais, onde serão instalados computadores, impressoras, móveis, jogos pedagógicos e outros equipamentos.

Desse total, 100 escolas terão salas com recursos para deficiência visual, como impressora e máquina de escrever em braille, calculadora sonora, conjunto de lupas e globo terrestre adaptado. A sala de recursos para deficiência visual é composta de 28 itens. A outra tem 14 itens.

O edital do programa de implantação das salas de recursos multifuncionais foi publicado em abril deste ano. O objetivo do edital foi selecionar projetos de municípios, estados, Distrito Federal e instituições federais com escolas de educação básica, para expandir a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos incluídos nas classes comuns do ensino regular. As escolas que já receberam salas de recursos multifuncionais no período de 2005 e 2006 não foram contempladas novamente.

As propostas passaram por análise pedagógica, sob a responsabilidade de equipe de técnicos da área da educação especial, que fizeram parte da comissão de seleção e avaliação, nomeada pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC). O resultado dos projetos selecionados foi divulgado no início de julho.

O programa de implantação das salas de recursos multifuncionais visa apoiar os sistemas de ensino na organização e oferta do atendimento educacional especializado, fortalecendo assim o processo de inclusão nas classes comuns de ensino regular, que tem crescido ano a ano.

Professor Ivo Andrade recebe prêmio ASBRAM 2007

O professor Ivo Francisco de Andrade, receberá o Prêmio ASBRAM 2007, durante a 44ª Reunião Anual da SBZ – Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acontecerá no período de 24 a 27 de julho, em Jaboticabal/SP.

O Premio ASBRAM tem por objetivo prestigiar trabalhos de pesquisadores brasileiros relacionados com a área de suplementação alimentar e premiar o trabalho de maior destaque. É aberto aos trabalhos aceitos na reunião anual da SBZ em curso, na área de Suplementação Alimentar de Ruminantes. O professor Ivo Andrade, autor principal do trabalho escolhido como vencedor pela comissão julgadora, receberá por ocasião do Jantar de Confraternização da Reunião Anual da SBZ um computador portátil.

O Professor Ivo é aposentado do quadro permanente da Universidade Federal de Lavras, onde atuava no Departamento de Zootecnia.
Mais informações: www.reuniaosbz.com.br

Fapemig lança edital na área de biotecnologia e bioensaios

A Rede Metrológica de Minas Gerais-RMMG, com objetivo de fortalecer os laboratórios do estado, vem divulgar uma oportunidade para captação de recursos para o setor de biotecnologia e bioensaios, através do edital Fapemig 13/2007, com recursos alocados da ordem de dois milhões de reais.

O objetivo principal do edital é apoiar laboratórios que desejam credenciamento ou certificação nos termos de boas práticas de laboratórios (nacionais e internacionais) abrangendo documentação, manuais eletrônicos de qualidade, capacitação profissional, estruturação dos laboratórios, validação de processos de fabricação e sistemas de confiabilidade e rastreabilidade.

O prazo máximo para apresentação de propostas é 27 de agosto de 2007

O edital pode ser acessado pela página principal da Fapemig/ editais: www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital132007%20Biotecnologia.pdf

Considerando a importância desta oportunidade, a Rede Metrológica Minas Gerais coloca-se à disposição para orientação dos laboratórios que se interessem em apresentar propostas para o referido edital.

Expansão às pressas

Folha de São Paulo, 17/07/07

Falta estrutura para sustentar a ampliação de vagas em faculdades federais; modelo de ensino precisa mudar

As primeiras avaliações acerca da recente onda de expansão de vagas no ensino superior público federal confirmam os temores de seus críticos. Marcado pelo açodamento -por sua vez impulsionado pelas intenções eleitorais do presidente Lula-, esse processo deu à luz instituições que não merecem ser chamadas de universidades.

Uma escola de educação física sem quadras nem piscina, uma faculdade de farmácia sem material para experimentos, um curso de computação sem computadores, uma instituição que corre o risco de nem ser implantada por falta de terreno: eis alguns dos resultados do crescimento atabalhoado de vagas verificados por reportagem desta Folha.

O desconforto com a criação de postos universitários a toque de caixa é notório até mesmo dentro do sistema federal. ‘Essa expansão não foi planejada’, diz o reitor da Universidade Federal de Tocantins, Alan Barbiero. Foi ‘planejada’ muito rapidamente, no final de 2005, quando a crise do mensalão derrubava a cotação de Lula nas pesquisas para a disputa do segundo mandato.

O Planalto anunciou naquela época a criação de 18 mil vagas -acréscimo de quase 15% em relação à oferta de 2004-, privilegiando regiões do país não abrangidas pelo sistema federal. Das 59 iniciativas de expansão previstas, só 14 estão prontas, muitas funcionando, como visto, em condições precárias.

O governo federal tenta dourar a pílula dizendo que os problemas de instalação são momentâneos, efeitos colaterais de uma política ‘ousada’. Ousadia decerto haveria se o Executivo tivesse resolvido o problema da reforma do modelo universitário federal antes de deslanchar a expansão do sistema -que vive uma crise crônica de financiamento, com perda de quadros, deterioração da infra-estrutura e derrocada acadêmica.

Dorme no Congresso a reforma universitária, que um dia despertou os brios do governo Lula. O Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado em março, aproveitou alguns itens modernizantes daquele debate, mas a sua preocupação continua centrada na expansão das vagas na graduação -a promessa é dobrá-las em uma década.

O aumento de matrículas, se não vier acompanhado de um projeto de melhoria do ensino universitário público, será um desperdício de recursos. É mais barato ampliar o acesso à faculdade por meio de ações como o ProUni -bolsa para alunos carentes em cursos particulares.

É preciso enfrentar questões como o pagamento pelo ensino ministrado nas instituições públicas, na medida da condição financeira do aluno; a abertura dessas universidades a modelos mistos de financiamento; a absorção de instrumentos de gestão atualizados que minimizem os custos burocráticos; e a mudança do regime de trabalho.

Se o governo Lula defende que hospitais públicos passem a contratar servidores pela CLT, não há motivo para deixar as universidades federais de fora dessa inovação.

Ciclo de Seminários no Congresso Nacional mostra os modelos de sucesso da educação mundial

Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados promove Ciclo de Seminários Internacionais “Educação no Século XXI: modelos de sucesso’

Com o objetivo de contribuir para o debate nacional sobre a importância da qualidade na educação e de buscar soluções estruturais para a transformação do sistema educacional brasileiro, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio-SESC-SENAC e com apoio técnico do Instituto Alfa e Beto, realizará, nos dia 13 de agosto, 17 de setembro e 15 de outubro próximos, o Ciclo de Seminários Internacionais “Educação no Século XXI: modelos de sucesso”. Os encontros acontecem no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, em Brasília.

O evento, composto de três seminários versando sobre Reforma Educativa, Ensino Médio Diversificado e Educação Infantil, pretende analisar políticas públicas e sistemas educacionais de diferentes países, considerados como referências internacionais de eficiência, eqüidade e qualidade na educação. Para tanto, foram convidados conferencistas da Europa, Ásia e Américas.

Dentre os conferencistas já confirmados, estão: Stephen P. Heyneman e David Dickinson, ambos da Universidade de Vanderbilt (EUA); Chong Jae Lee, da Universidade Nacional de Seoul (Coréia), Ayne Hyland, do Conselho de Pesquisas para a Humanidade e Ciências Sociais da Irlanda, Pasi Sahlberg, da European Training Foundation (Itália), Irmgard Frank, do BIBB (Alemanha), David Stern, Universidade de Berkeley (EUA), Sharon Ramey, Universidade de Georgetown (EUA), John Bennett, da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (França) e James Garbarino, da Universidade de Loyola (EUA). Integram ainda o elenco de conferencistas aos brasileiros: Cláudio de Moura Castro, das Faculdades Pitágoras, e Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – IETS.

As inscrições são gratuitas e os interessados poderão se inscrever antecipadamente por meio do site www.educacaoseculoxxi.com.br ou no local, no dia do evento, antes do início de cada seminário.

Outras informações pelos telefones: (61)3329-9542/3329-9546 ou pelo e-mail: secretaria@educacaoseculoxxi.com.br

Confira o programa preliminar:

Dia 13 de Agosto de 2007

Seminário Internacional sobre Reforma Educativa

Visão geral das reformas educativas: características comuns aos sistemas educacionais eficientes
Steve Heyneman – Universidade de Vanderbilt, EUA

A reforma educativa da Coréia
Chong Jae Lee – Universidade Nacional de Seoul, Coréia

A reforma educativa da Irlanda
Ayne Hyland, Conselho de Pesquisas para as Humanidades e Ciências Sociais, Irlanda.

A reforma educativa do Chile: novos e velhos desafios
Simon Schwartzman, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade –IETS, Brasil
Sessão de Encerramento

Dia 17 de setembro de 2007

Seminário Internacional sobre Ensino Médio Diversificado

Jovens, ensino médio, ensino profissional e mercado de trabalho no Brasil
Cláudio de Moura Castro, Faculdades Pitágoras, Brasil

O ensino médio nos países da OCDE: visão geral
Pasi Sahlberg, European Training Foundation, Italia

As mudanças no sistema de formação profissional dos países germânicos
Irmgard Frank, BIBB, Alemanha

A experiência das “Career Academies” nos Estados Unidos
David Stern, Universidade de Berkeley, EUA

Dia 15 de outubro de 2007

Seminário Internacional sobre Políticas de Educação Infantil

0 a 3 anos: revolução cognitiva e o impacto dos anos iniciais.
Sharon Ramey, Georgetown University, EUA

Políticas e modelos de intervenção dos países da OCDE
John Bennett, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, França

Atendimento a crianças de 0 a 3 anos: modelos e evidências de resultados
David Dickinson, Universidade de Vanderbilt, EUA

Políticas de atendimento infantil: o enfoque ecológico.
James Garbarino, Loyola University, EUA

Erro do MEC

O Globo, 17/07/07

É preocupante a decisão do Ministério da Educação de não aderir ao projeto de modernização do serviço público que prevê a criação de fundações.

Com essa postura, o MEC se curva às corporações que controlam as universidades federais, estabelecimentos de reconhecida baixa produtividade, há muito tempo necessitados de um choque de gestão. Inicialmente proposta para a área de saúde, a idéia de se criar fundações para o serviço público poder fazer contratações pelo regime da CLT — e, com isso, o Estado remunerar melhor seu pessoal e cobrarlhe eficiência — recebeu o apoio das áreas de assistência social, cultura, esportes, ciência e tecnologia, meio ambiente, turismo e comunicação social. A futura previdência complementar do funcionalismo público também contratará pela CLT, portanto sem dar estabilidade a seus quadros.

Até o Ministério dos Transportes reclama não ter sido incluído entre os beneficiários desse novo modelo de administração de pessoal.

Deveria servir de exemplo ao MEC, que teria de ser um dos primeiros a apoiar o projeto de lei complementar que institui as fundações.

Afinal, o ministério enfrenta dificuldades sempre que tenta enquadrar os estabelecimentos de ensino superior oficiais, hábeis em se manter intocáveis, escudados num entendimento bastante elástico do princípio da autonomia universitária.

O governo busca atrair os reitores das universidades federais para um projeto de aumento de produtividade, oferecendo-lhes mais verbas. O MEC, com razão, considera baixo o índice de dez alunos por professor existente nas universidades públicas, e gostaria de ampliálo para 16. Isso poderia ser conseguido por meio da criação de cursos noturnos, a que os professores resistem.

Se não houvesse estabilidade de emprego, seria mais fácil o governo aumentar o volume de trabalho nas suas universidades.

Como tem demonstrado a reforma no ensino básico público de Nova York, se o professor não puder ser avaliado e não tiver sua remuneração relacionada de alguma forma ao mérito, mesmo o melhor dos programas educacionais fracassará.

É o que deverá acontecer com os planos do MEC para as universidades federais.

Ufla implanta sistema VoIP

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), através do Centro de Informática (CIN) e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) avança na implantação do serviço de Voz sobre IP – VOIP.

O VoIP é uma tecnologia que consiste em transmitir os sinais de voz utilizando a internet. É possível realizar chamadas entre as cidades participantes do projeto VoIP4ALL, com custo de ligação local (consultar lista das instituições participantes no site www.voip.ufla.br).

Os ramais VoIP possuem um numero local de Lavras. Pelo qual é possível receber ligações de telefone fixo ou celular. Por exemplo, se um usuário do sistema VoIP está em outra cidade (qualquer cidade) e está conectado à internet, ele poderá receber chamadas originadas de qualquer localidade. Se as chamadas forem originadas de Lavras a pessoa que está fazendo a ligação estará pagando uma ligação local, mesmo que o recebedor da chamada esteja em São Paulo.

As principais capitais brasileiras possuem instituições que participam do projeto VoIP4ALL, como por exemplo: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Algumas instituições estão em processo de teste e homologação do sistema VoIP.

Mais informações: Centro de Informática – CIN/Ufla – Tel: (35) 3829-1125 – www.voip.ufla.br.

Ufla participa de programa de economia e gestão de negócios na Holanda

O programa é aprovado pela CAPES/FEA-USP/DAE-UFLA/UNIVERSIDADE DE WAGENINGEN-HOLANDA, para apoio financeiro aos estudantes de Doutorado em Administração de ambas universidades, especificamente na área de Economia e Gestão dos Negócios.

O Programa terá duração de 2 anos, renováveis para outros 2 e este ano está previsto a ida de uma missão de professores da área à Holanda para levar e discutir os projetos dos estudantes de interesse mútuo.

Em agosto seguirão viagem, o professor Ricardo Pereira Reis, pela Ufla, e o professor Décio Zilbersztajn, pelo PENSA-FEA-USP-(Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial).

O projeto apoia programas sandwiche e estágio pós-doctoral e prevê a ida de uma estudante de doutorado do DAE/Ufla e um professor da FEA/USP para Pós-doutorado, ainda este ano.

Na Ufla o programa é coordenado pela professora Cristina Lelis Leal Calegario e pela FEA/USP, o professor Décio Zilbersztajn.

Temporão: ´Não tem privatização´

O Globo, 17/07/07

Ministro reage a críticas e reconhece que projeto precisa ser debatido

Tatiana Farah

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse ontem em Diadema, no ABC paulista, que as críticas ao projeto do governo que permite a contratação de funcionários públicos pela CLT partem de pessoas desinformadas: — Não tem nada de privatização.

Isso é uma retórica vazia, ideológica. Toda novidade traz insegurança, traz dúvidas. Mas grande parte das declarações está pautada pelo desconhecimento do projeto — disse.

Temporão, contudo, concordou com as reclamações sobre a falta de debate para esclarecer a proposta do novo modelo de gestão. Segundo ele, quando o projeto for concluído, será debatido com profissionais de saúde e entidades da sociedade.

O alvo das críticas de Temporão é a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). As duas entidades divulgaram notas atacando o projeto de lei do governo que permite a criação de fundações estatais que, no caso da pasta de Temporão, servirão como gestoras das instituições de saúde.

Segundo as duas entidades, o governo estaria se eximindo da responsabilidade de gerir a saúde para passar essa função a uma instituição de direito privado — no caso, uma fundação.

— O profissional de saúde é prisioneiro de um modelo que se desenvolveu nos últimos 30 anos que o impede de exercer adequadamente as suas funções — disse o ministro, referindo-se ao funcionário público.

Ministro nega que reforma vá gerar um ‘novo SUS’ O ministro afirmou que a fundação estatal é uma espécie de reforma da gestão de saúde, mas negou que seja o ‘novo SUS’.

— O que foi enviado ao Congresso é a regulamentação do artigo da Constituição que permitirá, no futuro, criar as fundações.

Não foi proposta de fundação.

Essa é uma segunda etapa.

O Conselho Nacional de Saúde disse: ‘Não conheço a proposta e não gosto’.

Ufla lança edital para pintura externa no campus histórico

A Diretoria de Material e Serviços Gerais da Universidade Federal de Lavras, por meio de seu Pregoeiro, torna público que realizará Pregão Eletrônico, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, com base no Decreto nº 5.450, de 31/05/2005 e pelo disposto no Edital 37/2007 e seus respectivos Anexos. Aplicam-se à presente licitação, no que couber, as disposições contidas na Lei 10.520, de 6/72002, no Decreto nº 3.555, de 8/8/2000, na Lei no 8.666, de 21/6/1993 e alterações posteriores, na IN MARE nº 5, de 21/7/95, alterada pela IN MARE nº 9, de 16/4/96 e nas demais normas legais pertinentes.

Data e Horário da Visita Técnica: 20/07/2007, às 8 horas.
Local da Visita Técnica: Campus Histórico da UFLA, em frente ao Museu Bi Moreira

Data e Horário da Abertura do Pregão: 24/07/2007, às 8 horas.
Local: www.comprasnet.gov.br

Data de Início dos Serviços: 27 de Julho de 2007
Data de Entrega dos Serviços: 27 de Agosto de 2007

Descrição Sumária do Objeto: Contratação de empresa especializada em pintura predial para pintura externa dos prédios do Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras, nos seguintes termos:

Paredes de Alvenaria – Serviço de calafetação de trincas e rachaduras com massa corrida acrílica; remoção de toda tinta deteriorada e retoques dos desníveis e buracos com massa corrida acrílica; lixamento geral das paredes ou uso de palha de aço para regularização das massas aplicadas, bem como, remoção de mofo, sujeiras, etc, que possam prejudicar a qualidade da pintura; Aplicação de uma demão de seladora acrílica de boa qualidade em paredes sem pintura ou onde se aplicou massa corrida acrílica; aplicação de 2 (duas) demãos de tinta látex nas cores determinadas.

Portas e Janelas Metálicas – lixamento geral eliminando ferrugens, manchas e demais inconformidades, aplicando-se desoxidante se necessário; aplicação de 2 (duas) demãos de tinta esmalte na cor branca, acabamento acetinado;

Portas e Janelas de Madeira – lixamento geral até remover todo o brilho da pintura anterior, promovendo os reparos necessários; aplicação de 2 (duas) demãos de esmalte sintético na cor branca, acabamento acetinado;

A proposta poderá ser enviada a partir da data de divulgação do edital no endereço eletrônico, www.comprasnet.gov.br até a data e hora marcadas para a abertura da sessão pública, que será realizada às 8 horas do dia 24 de julho de 2007, horário de Brasília, exclusivamente por meio do sistema eletrônico (art. 13, inciso II, do Decreto nº 5.450, de 2005, combinado com o art. 21 do mesmo diploma legal).
A cópia integral do Edital pode ser obtida na página do Comprasnet, www.comprasnet.gov.br. Demais informações serão obtidas na Divisão de Compras da UFLA, pelo fone (35) 3829-1130, ou pelo e-mail paulo@ufla.br.

PAULO ANTÔNIO DE CARVALHO
PREGOEIRO / DIRETOR DMSG

Universidade Federal de Lavras