Radicalismo político ou manifestação legítima?

Folha Dirigida, 18/12/2007

Bruno Vaz

A recente onda de ocupações de reitorias devido à discussão do Reuni causa polêmica na comunidade acadêmica. Os alunos estão exercendo seu legítimo direito de se manifestar ou a prática atenta contra as normas democráticas? Truculência, atitude, falta de diálogo, forma de se fazer ouvir.

As recentes ocupações das reitorias de universidades federais por parte dos alunos, motivadas pela adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), suscitaram uma grande polêmica entre os integrantes da comunidade acadêmica. De um lado, reitores e docentes favoráveis à proposta do governo, assustados com o tipo de manifestação estudantil, que visou obstruir a discussão da proposta nas instituições. Do outro, representantes do movimento estudantil, críticos de um modelo vigente que, segundo eles, não dá voz aos estudantes no momento da tomada de decisões nas universidades.

As ocupações tomaram conta de várias instituições em todo o país, pouco antes do prazo final dado pelo MEC para que as universidades aderissem ao Reuni, 29 de outubro. No Rio, das quatro universidades federais, todas elas palco das manifestações estudantis, o placar ficou empatado. Enquanto os reitores de duas instituições, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), não se intimidaram com as ocupações e enviaram suas propostas de adesão no prazo, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rural), os alunos conseguiram atingir seu objetivo, adiando o envio da proposta para o ano que vem.

Como um segundo prazo foi estabelecido pelo MEC, a última segunda-feira, dia 17, as duas instituições acabaram, tardiamente, enviando suas propostas finais. A onda de ocupações foi iniciada pouco depois que a maior instituição do país, a Universidade de São Paulo (USP), teve sua reitoria ocupada durante

50 dias por um grupo de estudantes que não aceitava a promulgação de um decreto do governador de São Paulo, José Serra, que, segundo eles, ameaçava a autonomia universitária. O ato, que praticamente paralisou todas as atividades da instituição durante o período, ganhou repercussão nacional e foi seguido por ocupações esporádicas, em outros estados, numa espécie de advertência dos alunos. No caso do Reuni, apesar da pressão dos estudantes, 36 das 58 universidades vinculadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) enviaram suas propostas ao MEC em outubro. O programa prevê, entre outras coisas, a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação e da relação de alunos de graduação por professor, além da ampliação da oferta de vagas nos cursos de graduação. Para isso, o MEC disponibilizará um aumento de até 40% dos recursos relativos ao orçamento de cada instituição.

Dirigentes da UNE em lados opostos

A polêmica das ocupações coloca em lados opostos dois dirigentes ligados ao movimento estudantil. Para o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e atual presidente da Associação Brasileira de Educação, João Pessoa de Albuquerque, o ato de ocupar espaços públicos para impedir a discussão de qualquer proposta é lamentável. ‘Sou definitivamente contra a invasão de prédios públicos, seja qual for a causa. Ainda mais no caso de estudantes universitários, que serão os futuros profissionais liberais de nosso país e não devem, desde cedo, adotar uma prática tão irresponsável quanto ocupar e destruir o patrimônio público’, declara o educador.

Atual presidente da UNE, Lúcia Stumpf não concorda com a tese de que os alunos foram intransigentes ao tentarem impedir a discussão. ‘O processo de disputa de idéias na universidade se constrói de forma dinâmica e diversificada, tanto nos espaços institucionais como através de manifestações públicas. As ocupações de reitorias são uma forma legítima de manifestação dos estudantes’, defende a aluna.

Segundo ela, os atos são resultado de uma política interna que não permite a participação dos alunos no processo de discussão dos rumos da universidade pública. ‘Os estudantes têm pouco espaço de participação nas instâncias deliberativas da universidade. As universidades públicas ainda precisam avançar muito na consolidação de sua democracia interna. Tanto na forma de escolha dos dirigentes como na representação dos estudantes nos órgãos colegiados’, especifica a dirigente.

Atualmente, boa parte das universidades públicas dá aos professores maior participação no processo de votação das suas normas internas. Ainda segundo Lúcia, as ocupações foram a forma encontrada pelos alunos de se fazerem ouvir no processo de discussão do Reuni. ‘O movimento estudantil sempre conquistou suas bandeiras e direitos através de muita pressão e mobilização. As ocupações em espaços públicos são uma forma democrática de chamar a atenção dos governos e da sociedade para as nossas reivindicações. Quando são pacíficas, as ocupações não representam nenhuma arbitrariedade ou intolerância.’

Para o presidente da ABE, porém, a justificativa não é válida. ‘Quando eu fui presidente da UNE, entre 1953 e 1954, reivindicávamos as nossas demandas através de greves, manifestações, documentos, reuniões com as autoridades competentes, ou seja, através do diálogo. Esta é a melhor forma de se solicitar as coisas. Este processo atual de ocupações deve ser terminantemente combatido’, declara. A opinião dos reitores é parecida com a do atual presidente da ABE.

Em manifesto assinado pelo conselho pleno da Andifes, as ocupações são classificadas como antidemocráticas pelos administradores das instituições de ensino superior públicas do país. ‘Vimos manifestar o mais veemente repúdio à ação violenta e antidemocrática das invasões de reitorias e impedimento de decisões legítimas e soberanas de Conselhos Universitários, patrocinadas por grupos de estudantes que, com péssimo exemplo, não honram as melhores tradições do movimento que pretendem representar.’ Os dirigentes aproveitaram para criticar a forma de atuação dos universitários. ‘A truculência tem caracterizado tais manifestações, em contraste com a atitude democrática de dirigentes das universidades federais que, sem exceção, têm submetido aos conselhos superiores as grandes decisões institucionais. Os lamentáveis episódios caracterizam o conteúdo fascista e totalitário desse tipo de manifestação política, que não condiz com as liberdades democráticas, a normalidade institucional e o pleno estado de Direito em vigência no Brasil’, diz o texto.

Associação com movimentos sociais

Uma possível relação com as ocupações que movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), por exemplo, realizam para conseguir atingir seus objetivos também é motivo de discordância entre os dirigentes da UNE. ‘O MST é parceiro dos estudantes em muitas lutas, sempre fizemos manifestações e atividades em conjunto com o movimento, mas as ocupações sempre foram formas de manifestação do movimento estudantil e, nos casos mais recentes, as pautas já estavam colocadas há algum tempo’, diz Lúcia.

João Pessoa, por sua vez, não descarta uma possível associação entre os movimentos. ‘Não tenho certeza para dizer se houve contágio por parte de movimentos sociais que ocupam terrenos, prédios públicos, mas esta não é uma hipótese que deve ser descartada. O mais importante, no entanto, é que estas invasões são comandadas por minorias, ou seja, a grande maioria dos universitários não agiria desta forma truculenta’, acredita o educador.

Afastado do olho do furacão, já que por ser estadual e não participar do Reuni a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) não sofreu com ocupações, o reitor da instituição, Nival Nunes, ao analisar o fenômeno, lembra que muitos reitores de universidades federais já foram ligados ao movimento sindical. E pede mais diálogo aos alunos. ‘Nos anos 80, o movimento sindical tinha uma preocupação com a redemocratização do espaço público e isso foi muito importante para todas as universidades. Inclusive, vários reitores de universidades federais saíram do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), quadros excelentes que conseguem enxergar o que é a universidade. Eu acho que os estudantes precisam discutir como estão as bolsas, o projeto político-pedagógico. A universidade é plural, todos precisam estar discutindo e, pelo menos na Uerj, as associações têm demonstrado um certo grau de maturidade.’

Concerto Especial de Natal em comemoração aos 100 anos da Ufla

O Concerto Especial de Natal foi uma realização da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Comissão dos 100 anos da Ufla.

Com a promoção do Coral Vozes do Campus e do Museu Bi Moreira, o evento, contou com o apoio da Paróquia Sant`ana, Edinho’s Buffet, Expedito Modas, Fiorella Boutique e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Faepe e Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural – Fundecc.

O Concerto Especial de Natal foi realizado dia 18/12, na Matriz de Santana, com a participação da Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei – OPAS e do Coral Vozes do Campus, que aconteceu em 3 partes.

Como ingresso os organizadores solicitaram a doação de produtos de higiene pessoal que foram doados aos idosos do Lar Augusto Silva (Asilo de Lavras).

Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei – OPAS

Tem início em 29 de maio de 2007 a Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei. Seu começo foi difícil. A incerteza de sua existência era desafio a cada ensaio, mas graças ao empenho e à vontade de se fazer boa música deste grupo a formação da orquestra foi possível. Encontrou na Orquestra Ribeiro Bastos o apoio essencial para a realização do seu trabalho: estrutura física e bom relacionamento que os músicos de lá trouxeram.

O grupo OPAS possui em sua formação uma orquestra e um coro. Assim, sendo a OPAS pretende, na medida do possível, trazer ao público não só a música orquestral como também a música coral. Além disso, possui também, uma orquestra jovem, a OPA Jovem, realiza o importante trabalho social de formação de novos músicos.

Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei realizou, desde a sua estréia, três apresentações, duas em São João Del Rei e outra em Barbacena sendo a sua quarta apresentação, honrosamente em Lavras.

Na apresentação a Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei contou com a participação especial de Paulo Ramos. Os comentários das peças foram pronunciados pelo músico Abgar Tirado e a regência coube ao maestro, Rodrigo Sampaio Pereira.

Coral Vozes do Campus

Formado por alunos, servidores, professores e pessoas da comunidade lavrense, o Coral Vozes do Campus tem se apresentado em várias solenidades oficiais e em outras cidades mineiras, sendo um espaço interessante para aqueles que queiram dele participar.

Na apresentação, o Coral Vozes do Campus contou com a participação especial de Ozéias Reis.”

Finalizando as apresentações, o Coral Vozes do Campus se apresentou com a Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei.

Programa
Antônio Vivaldi – Concerto em Mi Maior – RV 269 “La Primavera” das Quatro Estações: Allegro, Largo e Pianíssimo sempre, Allegro e Ligia Velofiche – Violino Solo.
E. Grieg Peer Gynt – Suiteº 1 Opus 46, Morning Mood e Ases’ Death – Suite nº 2 – Opus 55, Solvej Song.
L. V. Beethoven – Sinfonia nº 5 em Dó menor Opus 67 – Allegro com brio
A. Vivladi – Glória em Ré Maior RV 589 – Glória, Et in terra pax hominibus, Laudamos te, Gratias agimus tibi, Propter magnan gloria, Domini Deus, Domini Fili Unigeniti, Domine Deus, Agnus Dei, Qui tollis peccata mundi, Qui Sedes ad dexteram, Quonian tu solus Sanctus e Cum Sancto Spiritu
J.S.Bach – Jesus Alegria dos Homens.

O Concerto contou ainda, com a participação especial de Selma Regina da Silva – Soprano, Sônia Maria Neves – Soprano e Kissya Andrade – Contralto.

Homenagens
A maestrina Norma Lúcia de Matos, em nome do Coral Vozes do Campus, prestou uma especial homenagem ao reitor da Ufla, Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

O reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes fez a entrega simbólica dos materiais arrecadados para a Irmã Branca, que representou o Lar Augusto Silva.

A musicista Ana Maria Kill fez a entrega de um presente da Expedito Modas ao Maestro Rodrigo Sampaio Pereira.

A maestrina Delva Emerich Portilho de Oliveira fez a entrega de um presente da Fiorella Boutique à maestrina Norma Lúcia de Matos.

Novos formandos em Colação de Grau Especial

Em sessão especial do Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi realizada hoje (18/12) a Colação de Grau dos formandos dos Cursos de Agronomia, Zootecnia, Administração, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Química.

A solenidade dirigida pelo reitor em exercício Elias Tadeu Fialho e chefe de gabinete Valéria da Glória Pereira Brito, aconteceu no Auditório da Biblioteca Central.

Para prestar o Juramento foi convidada a formanda Michelle Faria Alves que prestou o compromisso regular.

Agronomia
Adelávio Rocha dos Santos, Everton Moreti de Carvalho, Fernanda Machado da Fonseca, Helder Luciano Barassa, Hélio Corbucci Trefiglio, Leandro Nunes de Melo, Manuel Felipe de Oliveira Domingos, Marcus Vinicius Gomes Siqueira, Paulo César Oliveira e Renan Assis Cavalcante

Zootecnia
Marina Caldeira Carvalho e Wilma Gonçalves de Faria

Administração
Ana Elisa Stacanelli de Avelar, Fabrício Art Urbano e Lilian Barros de Oliveira

Medicina Veterinária
Juliana Hayashi Tannura, Paulo Renê da Silva Júnior e Priscilla Mirian de Souza Silva

Ciência da Computação
Marlon Mendes Mendonça e Vinicius Dupas Bragagnollo

Ciências Biológicas
Luís Fernando Tessarioli e Michelle Faria Alves

Química
Daniela Josa e Pedro Henrique de Oliveira Gomes

Brasil e Chile constroem parceria em educação a distância

Portal MEC, 18/12/07

Uma delegação composta por três representantes do Ministério da Educação do Chile visitou na semana passada a sede da Secretaria de Educação a Distância do MEC. A equipe veio conhecer de perto a experiência do governo brasileiro em educação a distância, passo importante para a construção de uma parceria entre os dois países neste setor.

Durante dois dias de reuniões técnicas, a delegação foi apresentada às principais políticas brasileiras na área de produção de conteúdos educacionais, infra-estrutura para instalação das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas públicas e formação de professores para utilizar as diversas mídias no processo de ensino e aprendizagem.

Os representantes do governo chileno tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer pessoalmente escolas públicas e Núcleos de Tecnologia Educacional implantados pelo Ministério da Educação no Distrito Federal ― uma amostra do que vem sendo feito pelo MEC em todo o país.

A visita da delegação do Chile ocorre três meses depois de uma equipe do MEC ter feito visita semelhante ao país andino. “Em setembro, tivemos a oportunidade de conhecer escolas chilenas e os projetos que eles têm desenvolvido nesta área. Agora foi a vez de eles conhecerem a nossa política nacional para a educação a distância”, explica Carmen Prata, que coordena a Rede Interativa Virtual de Educação (Rived) ― iniciativa que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos em suporte digital.

De acordo com a coordenadora, os dois encontros possibilitaram identificar o que é comum aos dois países nesta área e traçar um plano de trabalho para ações colaborativas que incluiriam a realização de projetos virtuais conjuntos entre alunos e professores chilenos e brasileiros, o compartilhamento de conteúdos pedagógicos e o intercâmbio de políticas na área de educação a distância.

“Uma ação imediata seria o compartilhamento de recursos através do Banco Internacional de Recursos Multimídia que o MEC colocará no ar em breve”, explica a coordenadora, que vê um grande potencial no intercâmbio do Brasil com os demais países latino-americanos. “A expectativa do Brasil é poder compartilhar suas boas experiências no uso das tecnologias em educação e poder enriquecer suas ações com as experiências dos demais países da América Latina.”

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação a Distância

Esclarecimentos sobre o GEAP

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais (Praecc), através da Coordenadoria de Saúde, comunica que um representante da GEAP estará presente à reunião para prestar esclarecimentos sobre o plano de saúde, tais como: relação de dependentes, agregados, rede de hospitais e médicos, dentistas, autorização para realização de exames e cirúrgias, limite de procedimentos, etc.

A reunião acontecerá no Salão de Convenções, dia 20 de dezembro (quinta-feira)às 14 horas.

Mais informações: (35) 3829-1110

Concerto Especial de Natal hoje á noite

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), como parte integrante das comemorações de seu centenário promove o Concerto de Natal com a apresentação artística da Orquestra Pró-Arte Sinfônica de São João Del Rei e do Coral Vozes do Campus.

Programa: 1ª parte – Orquestra Pró-Art – Vivaldi, Grieg, Beethoven e
2ª parte – Gloria de Vivaldi – Coral Vozes do Campus e Orquestra

O evento acontece na Igreja Matriz de Sant´ana, dia 18/12 (hoje), às 20 horas.

Como ingresso os organizadores solicitam a doação de produtos de higiene pessoal que serão doados aos idosos do Lar Augusto Silva (Asilo de Lavras)

Confira os lançamentos das editoras universitárias

“A vida e os feitos do Divino Augusto”, Suetônio e Augusto – Matheus Trevisam, Paulo Sérgio Vasconcellos e Antônio Martinez de Rezende (tradutores) – A reunião de textos de Suetônio e de Augusto em um só livro dá uma dimensão mais ampla à escrita do texto biográfico antigo: o leitor terá a experiência única de confrontar duas obras que conduzem, por caminhos e matizes diferentes, à mesma vida. A tradução que ora se publica permite ao não-leitor do original latino seguro acesso às informações e constitui estímulo à superação do tempo que se nomeia Antigüidade. A mesma tradução permite ao leitor do original latino, ampliar suas possibilidades de interpretação e de vivência da Antigüidade. Ao final da leitura, o leitor se sentirá tão cidadão romano quanto concidadão de Augusto: tam romanus ciuis sum, ut Augustus ciuis meus. (UFMG)

“Cruéis paisagens: literatura brasileira e cultura contemporânea”, Ângela Maria Dias – Na obra, a escritora utiliza o chamado “princípio de crueldade” – expressão do filósofo Clément Rosset que designa o “inescapável ou insuportável do real” – para classificar a temática da selvageria contida na literatura brasileira contemporânea em três modalidades: a propriamente cruel, que é sádica e violenta; a crueldade do exotismo, voltada para a estetização da diferença; e a da melancolia, que se apresenta indiferente e narcísica. Além de analisar a constante da crueldade no cotidiano urbano brasileiro, manifestada em textos por meio da ficcionalização da violência, da pornografia e da desigualdade social, a autora examina alguns artigos sobre grandes nomes da poesia brasileira. (UFF)

“Inserçăo internacional: formaçăo dos conceitos brasileiros”, Amado Luiz Cervo – as relaçőes entre o Brasil e a ordem mundial na perspectiva de conceitos elaborados por pensadores do país. Esse é o enfoque do livro, que recebeu o troféu Cultura Econômica 2007, concedido pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre. (UnB)

“Universidade: A Democracia Ameaçada”, Waldir José Rampinelli, Valdir Alvim e Gilmar Rodrigues (Orgs.) – tem como objetivo principal analisar e apontar novos rumos para o avanço de um processo democrático na universidade brasileira. Para tanto são abordados vários assuntos, entre os quais o papel dos intelectuais na sociedade, passando pela democracia e pelas eleições internas, focando o dirigismo dos órgãos fomentadores de pesquisa, analisando o carreirismo que leva “à raridade do pensamento crítico e abrangente”, discorrendo sobre o movimento estudantil e dos técnicos-administrativos, denunciando o expansionismo dos cursos pagos lato senso, discutindo a idéia de universidade e a recente reforma universitária. Temas, por demais importantes que requerem uma discussão constante. (UFSC)

“Introdução ao Direito Ambiental”, Erinaldo Moreira Barbosa – o livro traz informações jurídico-ambientais apresentadas em linguagem interdisciplinar conceitos, definições, princípios e teorias, além de discorrer sobre as principais legislações ambientais brasileiras. (UFCG)

“Coletânea de Documentos Raros do Período Colonial (1727-1746)”, Eliane Maria Oliveira Morgado, Nileide Souza Dourado, Vera Lúcia Duarte e Otávio Canavarros (Orgs.) – é o resultado de uma pesquisa, que também tem caráter inédito. Metodologicamente foi organizada a partir da pesquisa bibliográfica, documental, principalmente da arquivística por ocasião da transcrição e leitura paleográfica; orientou também, todo o processamento técnico do arranjo, a definição tipológica e por último, as normas que fixam diretrizes e convenções para a transcrição e edição de documentos manuscritos, possibilitando uma apresentação racional e uniforme, explica Nileide Dourado, coordenadora do NDIHR. (UFMT)

“Um concerto em tom de conversa”, Agustina Bessa-Luís; Manoel de Oliveira Aniello Angelo Avella (Organização e Introdução) – nesse rico diálogo, compartilham memórias, discutem idéias, notícias e falam de sentimentos. Na relação dinâmica entre os dois, nem sempre de todo concorde, o que se destaca é o valor altíssimo conferido por ambos à palavra e à imagem. A “magia” da palavra e a força da imagem seduzem tanto a romancista quanto o cineasta; com meios artísticos diferentes, os dois realizam uma tentativa de escavação dos sentimentos humanos em busca da “origem primordial”, da “verdade”, apesar de terem consciência de que ela é ontologicamente ilusória. (UFMG)

“Percursos do olhar: comunicação, narrativa e memória”, Mariava Carlos Barbosa – é um verdadeiro “guia” que ajuda a decifrar paradigmas teóricos e conceituais fundamentais para os estudos de comunicação. (UFF)

“O coração sitiado”, Luiz José da Silva – temas como o amor, a sensualidade, paixão, a saudade e a religiosidade predominam nos poemas do autor, que nasceu na Fazenda do Sacramento, bairro de agricultores próximo à sede do município de Águas Mornas, em 1962. (UFSC)

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Andifes entrega medalha Mérito Educacional

A Andifes agraciou com a medalha ‘Mérito Educacional Andifes’ personalidades que contribuem para a contínua melhoria da qualidade e a universalização do acesso à educação brasileira como forma de inclusão social duradoura, bem como para o desenvolvimento da ciência e tecnologia como forma de crescimento de todas as regiões brasileiras e, consequentemente, do País. A solenidade aconteceu na noite do dia 11 de dezembro, em Brasília.

Este ano foram agraciados:

Professor Antônio Diomário de Queiroz

Professor Carlos Roberto dos Santos

Professor Emídio Cantídio

Professor Mozart Neves Ramos

Professor Nelson Maculan

Professor Newton Lima Neto

Professor Odilon Antônio do Canto

Professor Rodolfo Joaquim da Luz

Professor Tomaz Aroldo Santos

Professora Ana Lúcia Gazzola

Professora Vanessa Guimarães Pinto

Professora Wrana Maria Panizzi

Deputado Carlos Abicalil

Deputado Gastão Vieira

Deputado Gilmar Machado

Deputado Pedro Wilson

Deputado Severiano Alves

Ministro Aroldo Cedraz

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Candidaturas à Bolsa Mérito MRE iniciam em 17/12

A partir de hoje, segunda-feira (17/12) as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) podem enviar ao Ministério das Relações Exteriores as inscrições dos candidatos à Bolsa Mérito MRE para o primeiro semestre de 2008.

Cada IES deverá selecionar seus melhores alunos de PEC-G para receberem o benefício. A escolha deve levar em consideração: excelência acadêmica, condição socioeconômica, frequência escolar e previsão de envolvimento do aluno em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, em que pesem, preferencialmente, as contribuições do contexto cultural e social do país de origem.

A Bolsa Mérito, instituída pela Portaria Ministerial nº 657, de 1º de novembro de 2006, visa à concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 500,00 mensais, por 06 meses, de janeiro a junho de 2008, para alunos estrangeiros do Programa Estudantes-Convênio de Graduação que demonstrem desempenho acadêmico excepcional.

As inscrições podem ser encaminhadas, até o dia 5 de janeiro de 2008, para: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (MRE) – DIVISÃO DE TEMAS EDUCACIONAIS (DCE) – Bloco H – ANEXO I -Sala 432 – Esplanada dos Ministérios – CEP: 70.170-900 Brasília – DF. Informações pelo telefone: (61) 3411-8570 ou pelo site: www.dce.mre.gov.br/.

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Universidade Federal de Lavras