Ufla é campeã geral do Interagro

A Ufla foi campeã geral dos jogos universitários Interagro 2009, ocorrido em Botucatu-SP, nos dias 18, 19 e 20 de abril.

Ao todo 50 estudantes do curso de Agronomia da instituição participaram do evento, que também envolveu outras 18 universidades brasileiras, sendo que o título de 2º lugar do campeonato ficou para a UFSCar.

Entre as modalidades disputadas houve jogos de futebol, basquete, maratona e até touro mecânico, entre outras.

Alimentos e eletrodomésticos seguram inflação de abril

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou em 0,53% no mês de abril, ao contrário do mês anterior, quando registrou deflação de -0,19, ou seja, o inverso da inflação.

Ao contrário do que ocorreu com os preços dos alimentos em 2008, quando os produtos alimentícios puxaram a taxa de inflação, o ano de 2009 está sendo marcado pela desaceleração dos preços desse grupo para o consumidor. No acumulado deste ano, a categoria alimentos está mais barata, em média, 1,12%, enquanto a inflação medida pela UFLA acumula alta de 1,98%.

Com isso, o custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas já caiu, em 2009, 2,59%. Em janeiro, valia R$371,78 e agora, em abril, ficou em R$362,12.

Explica o professor Ricardo Reis, coordenador do IPC, que o grupo “alimentos” representa cerca de 27% do orçamento familiar e tem influência direta na taxa de inflação. De cada R$100,00 gastos por uma família, em média R$27,00 são despesas ligadas à alimentação.

Em abril, os alimentos tiveram alta de 0,13%, mas produtos básicos na mesa do consumidor tiveram queda no mês, a exemplo do feijão (-4,19%), da carne bovina (-0,93%), dos ovos (-1,51%), do tomate (-0,23%) e do macarrão, com queda de 1,94%.

Por segmento, os alimentos in natura aumentaram 0,53%, principalmente batata (8,94%) e beterraba (5,68%); os semi-elaborados ficaram mais baratos 0,38%, como o feijão e as carnes, e os produtos industrializados aumentaram 0,54%, destacando-se o açúcar (4,46%), o creme de leite (4,67%) e a mortadela (4,35%).

Também o setor de bens de consumo duráveis teve influência direta na inflação de abril medida pela UFLA, principalmente os eletrodomésticos, que ficaram mais baratos para o consumidor, 0,11%, como resultado da recente política de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre tais aparelhos.

Dos onze grupos que compõem o índice de inflação da UFLA, as maiores altas ficaram localizadas nos setores de serviços gerais (2,45%), puxadas, basicamente, pela alta do gás de cozinha, cujo aumento foi de 6,58%, seguidos dos itens de material de limpeza, alta de 2,63%; vestuário, 1,62%; transporte, 0,64%; bebidas, 0,84%; higiene pessoal, 0,09% e gastos com educação e saúde, cujo aumento no mês foi de 0,02%.  A pesquisa não constatou aumento, na média, das despesas com lazer e com moradia.

MEC dá mais uma função ao Enem

Além de substituir o vestibular, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser usado como parte do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), feito por alunos de faculdades, universidades e centros universitários do País.

 

Hoje, alunos do primeiro e do último ano de cursos de graduação precisam realizar a prova. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é que os jovens que fizerem o novo Enem ao fim do ensino médio sejam dispensados do Enade aplicado aos calouros. A mudança deve ocorrer no ano que vem, mas já está sendo organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelas avaliações.

 

Este é o primeiro ano em que o Enade será obrigatório para todos os calouros e formandos dos cursos avaliados. Até 2008, o exame era feito por amostragem. Mais de 1 milhão de pessoas ingressam no ensino superior por ano no País. Será a primeira vez também que o Enem passará a ser elaborado para que seu resultado possa ser comparado ano a ano. Até então, a prova tinha um nível de dificuldade diferente a cada edição. As duas mudanças vão ajudar na comparação de Enem e Enade em 2010. "Não é preciso ter exames idênticos para se comparar, e sim instrumentos capazes de medir o potencial de aprendizado dos alunos, como o novo Enem", diz o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

 

O Enem tinha 63 questões até o ano passado, mas está sendo ampliado para ser usado por universidades federais como processo seletivo. Ele passará a ter 200 perguntas de quatro áreas: matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagem e códigos. Segundo Fernandes, a ideia é usar só as provas de matemática e de ciências humanas e linguagem como substitutas do Enade. Hoje, quem está no primeiro ano do ensino superior faz um exame de conhecimentos gerais e outro específico (sobre a área do curso), mas esse será eliminado no novo formato. O mesmo exame é aplicado aos formandos, para avaliar os conhecimentos adquiridos na graduação. A instituição recebe uma nota específica para isso, chamada de Indicador de Diferença de Desempenho (IDD).

 

"O Enem será melhor para essa comparação porque é feito antes do ingresso no curso superior", diz Fernandes. Hoje, o Enade é criticado porque realiza a prova para calouros depois de alguns meses de curso. "O estudante já fez algumas disciplinas, foi orientado a ler livros, já teve a influência da vivência universitária", afirma o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Hermes Figueiredo. Ele defende também que o Enem sirva para que participantes manifestem interesse pela inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas a carentes em universidades privadas, e no Financiamento Estudantil (Fies).

 

Com a mudança, o MEC pretende estimular mais ainda uma adesão maciça ao Enem, que na última edição teve 4 milhões de inscritos. O governo deve criar uma nova prova, apenas com português e matemática, para calouros que não participarem do Enem, já que esse exame não é obrigatório.A participação no Enade, por sua vez, é exigida para a obtenção do diploma no País. Ele substituiu o Provão e uma das diferenças era o fato de avaliar apenas por amostragem. No último ano, participaram 118 mil ingressantes e 71 mil concluintes de áreas como Engenharia e Arquitetura.

 

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, acha que o uso da nota do Enem no Enade será bom para os alunos, mas mantém suas críticas à avaliação do ensino superior. "O Enade continua permitindo rankings de universidades, como o Provão, e a avaliação interna da instituição não é valorizada."

 

(Renata Cafardo – O Estado de SP, 23/4)

 

Fonte: Portal Andifes

Por um futuro melhor

Capacitar jovens e adultos de famílias de baixa renda. Este é o objetivo do projeto “Galpão Cidadão: potencializando jovens e adultos para o emprego, renda e cidadania na horticultura familiar e informática básica”, desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com a Fundação Pe. Dehon, com o apoio da Petrobras. As atividades visam ao aproveitamento econômico de quintais de suas residências, com o cultivo orgânico de hortaliças voltadas para o comércio local e o consumo familiar, bem como a profissionalização na utilização, montagem e manutenção de computadores, numa perspectiva de geração de renda, melhoria do estado nutricional e de aumento da potencialidade dos participantes para o mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Elias Rodrigues de Oliveira, do Departamento de Administração e Economia (DAE), as atividades estão focadas na construção de novos saberes, a partir do conhecimento que cada participante possui sobre os temas trabalhados. As capacitações oferecidas envolvem professores e equipes de estudantes da Ufla, de diversos cursos, principalmente das áreas de Agronomia e Ciência da Computação. “As ações educativas têm se desenvolvido de modo participativo, numa perspectiva empreendedora, cooperativa e solidária, buscando potencializar agentes e sinergias para o desenvolvimento humano, valorizando o saber, as habilidades e o interesse individual e coletivo dos participantes”, diz o professor.

O público alvo deste projeto são jovens, a partir de 17 anos, e adultos de famílias com maior carência financeira, buscando potencializá-los para o trabalho e geração de renda numa perspectiva de cidadania plena. No início de março, a segunda turma do projeto começou suas atividades, mas os interessados já podem se inscrever, na sede do Galpão Cidadão, no Bairro Aquenta Sol, para as turmas que serão abertas em maio e julho. O projeto oferece dois cursos. O de Informática é oferecido de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, podendo o participante optar por um dos dois horários. Já o curso de Horticultura acontece aos sábados, das 13h às 17h, podendo, em casos especiais, ser realizado nas comunidades, em parceria com associações de moradores, escolas e outras organizações sociais.

O coordenador do projeto destaca que o apoio de diversos departamentos da Ufla foi de fundamental importância para o sucesso do Galpão Cidadão. “Contamos com o decisivo apoio do professor José Monserrat Neto, que coordena o curso de Informática, e dos professores Luiz Antônio Augusto, do Departamento de Agricultura (DAG), Eduardo Villas Boas e Andréia Andréia Luiza Ramos Pereira Xisto, ambos do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), que colaboram no curso de horticultura com conteúdos sobre processamento mínimo de hortaliças”.

Inscrições para professor terminam hoje (28)

Terminam na próxima terça-feira, dia 28, as inscrições para o concurso que vai selecionar 15 novos professores, em caráter efetivo, para preencher a demanda dos novos cursos da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Os interessados devem se dirigir a sala da Divisão de Seleção e Desenvolvimento, no prédio da Reitoria, no Campus Universitário das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Os professores interessados devem ficar atentos aos procedimentos para a inscrição, conforme especificados no edital disponível no site ww.drh.ufla.br. O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$160 e apresentar toda a documentação solicitada. As vagas são para professor adjunto, em regime de dedicação exclusiva, com um salário de R$ 6.722,85 e auxílio alimentação no valor de R$ 143,99.

Confira as vagas e os pré-requisitos:

Área
Titulação
Vagas
Biologia Celular e dos Tecidos Animais

 
Graduação em áreas das Ciências Biomédicas, tais como Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia ou Nutrição e Doutorado em Biologia Celular ou Ciências Morfológicas ou áreas afins, com tese desenvolvida na área de células e tecidos animais (em caso de áreas afins, o candidato deverá ter feito obrigatoriamente o Mestrado em Biologia Celular ou Ciências Morfológicas).
01

 
Inspeção de Produtos de Origem Animal

 
Graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Inspeção ou Tecnologia de produtos de origem animal, Medicina Veterinária Preventiva, Zootecnia (ênfase em produção animal ou nutrição de animais de produção) ou em áreas afins.
01

 
Patologia
Graduação em áreas das Ciências Biomédicas tais como Medicina Veterinária, Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas, Farmácia Bioquímica ou Biomedicina e Doutorado na área de Patologia
01
Eletricidade e Automação
Graduação em Engenharia de Controle e Automação e Doutorado em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Automação, Controle ou Instrumentação.
01
Mecânica e Automação
Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia de Controle e Automação e Doutorado em Engenharia Mecânica, Robótica, Automática ou Engenharia de Sistemas.
01
Sociologia
Doutorado em Sociologia
02
Educação a Distância
Doutorado com tese que trate da utilização de metodologia de educação à distância e seus recursos pedagógicos
03
Biodinâmica do Movimento Humano
Graduação em Educação Física ou Esporte e Doutorado em áreas das Ciências da Saúde ou Biológicas (conforme designação CNPq).
01
Instituições de Direito Público e Privado
Bacharel em Direito e Doutorado em Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas
01
Ciência da Computação
Graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação ou áreas afins e Doutorado em Ciência da Computação, Informática ou áreas afins (em se tratando de áreas afins o tema da tese deve ser dentro do grupo 1.03 da grande área Ciências Exatas e da Terra da Tabela de áreas de conhecimento do CNPq vigente em 18/2/2009).
01
Matemática
Doutorado em Matemática ou Matemática Aplicada
01
Educação Matemática
Graduação em Matemática e Doutorado em Educação ou em Educação Matemática
01

 

Outras informações na Diretoria de Recursos Humanos pelo telefone (35)-3829-1146

Apresentação do Pachecão será hoje

O SEBRAE-MG promove, em Lavras, uma palestra do professor Pachecão sobre o Desafio Sebrae, um jogo virtual, voltado para universitários que simula a administração de uma fábrica de brinquedos. Na disputa, os estudantes devem resolver problemas e tomar decisões que assegurem o sucesso do empreendimento.

 

Para participar do Desafio Sebrae, alunos de qualquer curso de graduação devem formar equipes de 3 a 5 componentes. Eles terão que realizar todas as funções administrativas do negócio, como contratação, investimentos, desenvolvimento de produtos, compra de matérias-primas, estratégia de vendas, entre outras.

 

As equipes mineiras mais bem colocadas participarão da semifinal e da final nacional em Brasília. Os vencedores estaduais ganham laptops e cursos do Sebrae. A melhor equipe nacional ganhará uma viagem de 10 dias para centros de empreendedorismo europeus. Então, o que está esperando? Não deixe de participar. As vagas são limitadas.

 

Palestra Pachecão Lavras

Dia 28/4, às 19h

Praça Dr. Jorge, nº370

Auditório Lane Morton

Inscrições: (35) 3694-1950

 

Desafio Sebrae

Inscrições: até 13 de maio

Valor por equipe: R$30,00

Mais informações: www.desafio.sebrae.com.br

Faepe promove curso de comunicação e oratória

O setor de Extensão da Faepe promove, nos dias 24 e  25 de abril, o curso teórico-prático de "Comunicação e oratória: conceitos e práticas", a ser realizado no Centro de Treinamento.

Ministrado pela instrutora  Maísa Lima, o curso  abordará  o estilo de comunicação verbal-oral  mais utilizado nas relações profissionais e interpessoais.

Assim, o objetivo do curso é ajudar as pessoas a perderem a inibição para falar, preparar aulas ou palestras, falar de improviso, evitar o "branco", dirigir ou participar de reuniões, ou seja, lidar com pontos essenciais em comunicação verbal que podem ser trabalhados a partir da técnica, da disciplina e do treinamento.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo 3829-1809, 1823 ou 1877.

Simpósio de Forragicultura recebe resumos até dia 30

A Ufla sedia, de quatro a seis de junho, o VII Simpósio e o III Congresso de Forragicultura e Pastagens, evento promovido pelo Nefor – Núcleo de Estudos em Forragicultura do Departamento de Zootecnia.

 

Envolvendo profissionais de instituições de todo o Brasil, entre elas, USP, UFV, Emprapa, UFGD e Biomatrix, o evento deve contar em média com cerca de 250 pessoas, entre profissionais da área e estudantes”, afirma o Prof. Antônio Ricardo Evangelista, coordenador do evento e orientador do Nefor.

 

O professor comenta, ainda, que um dos pontos altos do Simpósio será o debate sobre melhoramento de plantas forrageiras. De acordo com ele, “é preciso discutir mais o assunto até para se ampliar os estudos na área, afinal há poucos pesquisadores estudando esse tema no país, embora seja bem estratégico”, explica Ricardo.

 

Serviço

O interessados em enviar resumos para o Simpósio tem até dia 30 de abril para fazê-lo, sendo que o material pode ser enviado eletronicamente. Você também pode conferir toda a programação do evento e fazer suas inscrições pelo www.nucleodeestudo.ufla.br/nefor. Outras informações pelo 3829-1231 ou pelo nefor@ufla.br.

Inscrições para o vestibular vão até dia 11 de maio

As inscrições para o 2º Processo Seletivo (Vestibular) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) já está disponível no site da Copese. Assim, os candidatos às vagas oferecidas em julho de 2009 já podem se inscrever.

 

Inicialmente, é preciso ressaltar que houve algumas mudanças no formato das provas do Vestibular e da Terceira Etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS). A primeira delas é que a prova terá somente questões objetivas, com quatro alternativas de resposta e uma Redação. A segunda mudança diz respeito ao aumento do número de questões: 110. E para completar, a Redação passou a ter um peso maior na contagem final. Agora ela vale 40 pontos. Já a prova de Língua Portuguesa vale 30 pontos e a pontuação das outras provas varia de acordo com o curso que o estudante pretende fazer.

 

Que curso fazer?

 

Além dos 14 cursos (Administração, Agronomia, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Química (Licenciatura e Bacharelado), Zootecnia, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura) e Sistemas de Informação) já existentes, a Ufla está abrindo três novos cursos: Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação e Nutrição, todos no período diurno e com 25 vagas.

 

De olho no calendário

 

Com relação ao calendário, todas as informações e prazos estão descritos no edital que também estão disponíveis no www.copese.ufla.br. O Período para isenção de taxa já se esgotou. Para mais informações sobre a isenção podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (campus histórico da Ufla) ou pelo fone 35-3829-1582/1587.

 

Inscrição e Provas

 

O período de inscrição vai de 22 de abril a 11 de maio e as provas estão marcadas para dia 4 e 5 de julho, e serão aplicadas nas seguintes cidades:

 

MG: Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia e Viçosa.

SP: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos

GO: Goiânia

 

Outras informações pelo 35-3829-1120/1133/1558 ou pelo e-mail copese@ufla.br.

Que venha o mercado de trabalho

Hoje em dia, as pesquisas que analisam as tendências do mercado de trabalho são praticamente unânimes em dizer que o profissional bem preparado e capacitado tem grandes chances de conseguir boas oportunidades para exercer sua profissão. Seguindo esta tendência, o Departamento de Administração e Econimia (DAE), da Ufla, através do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), em parceria com o Pólo de Excelência do Café, criou o Centro de Trainee em Mercados, que possibilita a estudantes de diversos cursos um processo de treinamento que busca a máxima proximidade em relação às exigências do mundo profissional. 

As atividades tiveram início em agosto do ano passado. São selecionados, semestralmente, 11 estudantes de diversas áreas da graduação que, durante um ano, desenvolvem trabalhos relacionados ao estudo e análise de mercado do agronegócio. Para isso, contam com a parceria e prestam assessoria empresarial às cooperativas de crédito e produção e instituições financeiras de Lavras e região.

Sob a coordenação do professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o setor atua em três frentes de trabalho. A primeira delas diz respeito ao Desenvolvimento de Cadeias Produtivas que traça um mapeamento sobre as condições econômicas, sociais e de comercialização de todos os agentes relacionados ao processo de produção. Outra linha de atividade está relacionada ao estudo dos mercados concorrentes, com o objetivo de monitorar e acompanhar, sistematicamente, os mercados que concorrem entre si na produção e na comercialização, podendo, com esses dados, orientar os produtores nas tomadas de decisão. Por último, o Centro atua na área Financeira, sendo responsável por desenvolver ferramentas gerenciais que tenham por objetivo a avaliação dos custos e da lucratividade de uma determinada atividade.

Segundo o professor Luiz Gonzaga, o setor pretende criar uma estrutura física que possibilite o treinamento dos estudantes e o acompanhamento de suas atividades nos estágios realizados em diversas instituições, além de oferecer cursos direcionados ao gerenciamento de fluxo de caixa, custo de produção e comercialização. “Pretendemos fazer com que estes estudantes estejam, ao final do treinamento, totalmente familiarizados com a realidade da produção, podendo imediatamente desempenhar suas funções no mercado de trabalho com competência e eficiência”.

Ainda de acordo com o professor, a Ufla consolidou-se pelo seu pioneirismo na extensão e tem como diferencial a excelência em pesquisas no âmbito das ciências agrárias. “A Ufla está preparada para continuar sua atuação na área agrícola, tão vital para o Brasil, pois, além de estar assentada em bases sólidas, possui o fator mais importante para o sucesso: recurso humano altamente qualificado e totalmente comprometido com o papel da instituição”, conclui.

Experiência que vale a pena

A busca pelo aperfeiçoamento profissional tem se tornado um diferencial para quem disputa uma vaga no concorrido mercado de trabalho. Prova disso é o grande número de estudantes que tem se dedicado a estágios e programas de treinamento profissional. Apesar de ser um setor novo, o Centro de Trainee em Mercados tem despertado o interesse de muitos estudantes, graças à união entre teoria e prática e às atividades desenvolvidas.

 

Estar totalmente preparado para atender às exigências do mercado foi o que motivou o estudante Antonio Henrique Andrade Barranqueiros, do curso de Administração. Ao se informar sobre as oportunidades de estágios ofertados em sua área, descobriu o Centro de Trainee e obteve ótimas referências. “As pessoas que trabalham aqui disseram que as atividades são bem dinâmicas. Resolvi participar do processo seletivo e passei. Com pouco tempo de trabalho, já deu pra sentir que o ritmo do treinamento é bastante intenso e que o aprendizado é garantido”.

Universidade Federal de Lavras