Ecologia de Estradas: Amda recebeu professor da UFLA para palestra em Belo Horizonte

Crédito: Amda (http://www.amda.org.br/?string=interna-entrevista&cod=39)
Crédito: Amda (http://www.amda.org.br/?string=interna-entrevista&cod=39)

A repercussão do tema “Ecologia de Estradas” continua mobilizando a sociedade depois do lançamento do aplicativo Urubu Mobile, destinado a monitorar a fauna atropelada das estradas brasileiras. Na noite do último dia 29/4, o professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA) e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), Alex Bager, proferiu palestra a convite da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). O assunto foi tratado no evento denominado “Terça Ambiental”, realizado pela Amda em Belo Horizonte.

Entre as informações expostas na palestra estava a referência ao número de animais atropelados anualmente nas estradas brasileiras – cerca de 450 milhões, a necessidade de formalização de políticas para a proteção dessa fauna, assim como o auxílio da plataforma virtual colaborativa Urubu Mobile, que já registrou aproximadamente mil downloads e 700 cadastros de usuários.

A expectativa do CBEE é de que, com o aplicativo, mobilize entre 15 e 20 mil pessoas para a coleta de dados no prazo de um ano. Publicações nacionais e internacionais têm dado atenção à tecnologia nas últimas semanas. Confira as mais recentes:

El país (Espanha/Edição Brasil)

Revista Globo Rural

Planeta Sustentável (Superinteressante – Editora Abril) 

Território Eldorado (Estadão) 

Revista Terra da Gente (Globo)

Animal Planet (Discovery)

Outras menções ao novo aplicativo:

Revista EcotourPluraleBlog Lobo RepórterBlog EcótonusCatacra LivreCiclo VivoAgrosoft BrasilPortal do Meio Ambiente; diHITT; Blog Calábria, meu futuroLavras 24 horas; Associação Brasileira de Guarda-ParquesUniverso JatobáBlog Ciências DivertidaConsumidor Moderno Consciente; Parque Nacional de Saint-Hilaire/LangeTetra Pak; Kioskea.net; JusBrasil; Rede Bichos; Saneamento Básico – o site.