Equipe de robótica Troia participará de competição nos Estados Unidos

equipe-troiaDepois de meses trabalhando – inclusive no período de férias – a equipe de robótica Troia, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), prepara-se para ir aos Estados Unidos. O objetivo é levar seus robôs para participar, pela primeira vez, da Olimpíada Internacional de Robótica, conhecida como “STEM Tech Olympiad 2014”. Três robôs estarão na competição representando a equipe: Pé de Pano e Kamikaze, ambos na categoria de 5,5 kg; e Aquiles, na categoria 27 kg.

O evento é anual e será realizado no centro de convenções de Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos, no período de 3 a 6 de maio. Durante a Olimpíada, competidores de várias partes do mundo se encontram para testar suas criações em lutas de arena, preparadas para este tipo de batalha.

Além de constituir um espetáculo para o público, o evento incentiva a criação de novas tecnologias e desperta o interesse pelo conhecimento, principalmente no ramo da robótica, tanto nos participantes quanto nos espectadores.

A equipe Troia possui 25 membros, dos quais quatro viajarão do Brasil a Miami. Outros três membros, que já estão nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras, também estarão presentes na competição. Com apenas dois anos de história, o grupo demonstra ansiedade, já que vai estrear em uma nova categoria, com um novo robô (Aquiles). Eles afirmam que a expectativa é a vitória.

Com informações de Vívian Marcello – bolsista Ascom/DEG