Doutoranda de Zootecnia estuda ômega 3 em cordeiros, na Austrália – veja matéria

Dr. David Hopkins e Tharcilla Alvarenga
Dr. David Hopkins e Tharcilla Alvarenga

A doutoranda Tharcilla Isabella Rodrigues Costa Alvarenga, do programa de pós-graduação em Zootecnia da UFLA, faz doutorado sanduíche no NSW Department of Primary Industries – Austrália. Lá, desenvolve uma pesquisa para explorar os fatores genéticos que podem produzir cordeiro com níveis mais altos de ômega 3, tornando a carne mais saudável. A matéria foi publicada pelo jornal Cowra Guardian, em sua versão impressa e on-line, e por meios locais de rádio e televisão.

Na Austrália, ela realiza o trabalho Impacto da suplementação de cordeiros com alga no metabolismo do músculo e fígado sob orientação do pesquisador David Hopkins. “A pesquisa busca compreender o metabolismo dos ácidos graxos da série ômega 3”, explica a doutoranda. O experimento consistiu na alimentação de cordeiros com DHA-Gold alga, uma fonte rica de ácidos graxos DHA e EPA. Depois, foi realizada a extração do RNA do músculo e fígado de cordeiros e as análises estão em fase de sequenciamento do RNA.

Os dois ácidos graxos são requeridos pelos departamentos de saúde humana em todo o mundo para classificar um alimento como fonte ou boa fonte de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3. A ingestão dessa substância auxilia na diminuição dos níveis de colesterol LDL (“ruim”) e de triglicerídeos, e pode favorecer o aumento do colesterol HDL (“bom”). Para Tharcilla, “Essa pesquisa agrega grande conhecimento na minha área de estudo, uma vez que a população atual está focada em alimentação saudável, além de incorporar conhecimento na área de expressão gênica e sequenciamento de RNA, que serão úteis quando eu retornar ao Brasil”.

A primeira parte da tese (cujo tema é: Efeito da suplementação com sabões de cálcio de ácidos graxos na carne de cordeiros) foi realizada na UFLA, sob orientação do professor Juan Ramon Olalquiaga Perez e coorientação da professora Iraides Ferreira Furusho Garcia (idealizadora do projeto). O experimento foi desenvolvido com o apoio do Grupo de Apoio à Ovinocultura (GAO). Na Austrália, a doutoranda recebe uma bolsa de estudos da Capes pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior; e, durante o período de estudos no Brasil, uma bolsa de estudos do CNPq.

“A Austrália me recebeu de portas abertas e eu estou buscando aproveitar ao máximo esta experiência”, conta Tharcilla. O aprendizado vem de várias maneiras, de acordo com a doutoranda: pelo contato com o pesquisador David Hopkins, renomado especialista na área da Ciência da Carne; pela experiência laboratorial relacionada à biologia molecular e qualidade da carne; e pela prática da escrita em periódicos de impacto internacional, que requerem o conhecimento da língua inglesa.

Veja a matéria on-line aqui.