Colóquio de Física desta quarta (23/4) aborda dinâmica de populações

DexNesta quarta-feira (23/4), o Colóquio de Física promovido no Departamento de Ciências Exatas (DEX) terá o tema “Modelos microscópicos para o estudo de comportamentos macroscópicos em dinâmica de populações”. A palestra será proferida pelo mestrando Kayo Nascimento Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Física. Com início às 17h40, o colóquio é realizado no Anfiteatro do DEX.

A programação é aberta a estudantes de graduação de todos os cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e também ao público em geral. Organizam a atividade os professores do DEX José Nogales e Karen Luz, além da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física Laysa Gonçalves Martins.

Sobre o tema

A intenção é mostrar como entender os efeitos das propriedades microscópicas e comportamentos emergentes em sistemas compostos por muitos componentes. Como ponto de partida, a proposta é estudar a dinâmica de células interagentes por meio de modelos matemáticos e computacionais, mostrando suas evoluções não apenas em relação ao número de indivíduos do sistema, mas também na forma como a estrutura da população evolui.