“Cinema com vida” exibe nesta quarta (16/4) último filme da mostra “Mestres da 7ª Arte – Hitchcock”

Pacto SinistroA mostra cinematográfica “Mestres da 7ª Arte” encerra a série “Alfred Hitchcock” apresentando, nesta quarta-feira (16/4), Pacto Sinistro” (Strangers in a Train), de 1951. A sessão será no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Museu de História Natural (MHN), às 14 horas, com entrada gratuita.

A atividade faz parte do projeto “Cinema com Vida”,  que une extensão e pesquisa,  e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A coordenação dos trabalhos é da professora do Departamento de Educação (DED) Luciana Azevedo e do professor do Departamento de Educação Física (DEF) Márcio Farias.

Sinopse 

A obra foi adaptada do romance de Patrícia Highsmith. Dois homens encontram-se inesperadamente em um trem e um deles propõe que façam uma troca de assassinatos: um mata determinado parente do outro e vice-versa, para que ambos sejam favorecidos com as mortes. Um deles leva a sério a conversa e dá início a um desenrolar catastrófico para a história.

O vilão do filme encarna a figura de um homem rico, carismático e refinado, que apresenta um comportamento com traços patológicos doentios. No entanto, busca se passar por um sujeito normal. Na verdade, ele expressa uma das mentes mais diabólicas do cinema, fazendo aflorar a paranoia que toma conta de todas as pessoas quando se defrontam com desconhecidos pelas ruas. O diretor promove a reflexão a respeito do tema, explorando o enredo e as técnicas cinematográficas.

Título original: Strangers on a Train
Ano de lançamento: 1951
Direção e Produção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Raymond Chandler, Czenzi Ormonde, Whitfield Cook, Ben Hecht
Duração: 103 minutos
Elenco: Farley Granger (Guy Haines), Robert Walker (Bruno Anthony), Ruth Roman (Anne Morton), Leo G. Carroll (Senador Morton), Patricia Hitchcock (Barbara Morton)